Aprendendo de forma divertida


5a aula - Revolução Industrial e as Mulheres

Seria o século XIX um machista século das mulheres?

Veja abaixo algumas gigantescas contribuições que mulheres fizeram para a ciência e para as invenções no mundo

 

Marie Courie - Ela trabalhou no campo da radioatividade com seu marido Pierre estudando um elemento até então pouco conhecido, o Rádio. Sem os estudos dela hoje em dia dificilmente teríamos rádio, televisão, radiografias, radioterapia, entre outros elementos. É comum recair sobre ela a ideia de que ela apenas acompanhava o marido, uma vez que o seu primeiro prêmio nobel, de física, tenha sido adquirido por um trabalho em conjunto com o marido. Entretanto após a morte do marido ela continua seus estudos, conseguindo um segundo prÊmio nobel, desta vez de química, quase uma década após o primeiro, demonstrando grande evolução de suas pesquisas.

Lise Meitner - Sendo seguidora dos passos de Marie Courie, ela começa a trabalhar com as idéias de Einstein, debruçando seus esforços sobre a produção da fissão nuclear, elemento que geraria a potência tanto destrutiva da bomba atômica, como da energia nuclear pacífica, para geração de energia elétrica de base nuclear.

Maria Agnesi - Era uma matemática do século XVIII, embora ela não tenha exatamente sido reconhecida em sua época (perseguida pela inquisição como bruxa) os estudos dela de cálculo de curvas permitiu em grande parte cálculos físicos atuais, sendo imprescindível para o aperfeiçoamento das ferrovias e a segurança dos trens. (impedindo o descarrilhamento). Quando foi levada à inquisição chamaram dois grandes matemáticos da época, para demonstrarem que as ideias delas eram falsas. Como eles perceberam que ela falava a verdade, mas sabiam que caso afirmassem que ela não estava errando eles poderiam ser também perseguidos pela inquisição, responderam: "Podemos afirmar que ela é uma grande matemática, entretanto não podemos afirmar se ela é uma mulher" (uma vez que a igreja a acusava baseando-se nas ideias de Aristóteles de que as mulheres eram menos inteligentes que os homens)

Sophie Germain - Sendo uma genial matemática francesa, também foi perseguida pela inquisição. Entretanto teve uma interessante ideia: Casou-se com um amigo, de modo que podia sempre publicar seus trabalhos em parceria com o mesmo (que vésperas da morte admite não conhecer absolutamente nada de matemática). Conseguiu cursar a faculdade fingindo-se de homem, e após formar-se cria importantes trabalhos sobre a elasticidade dos metais. (Os metais dilatam com o calor, embora essa dilatação seja pequena, em ferrovias com centenas de quilômetros a dilatação fazia com que os trilhos se rompessem das bitolas, e ninguém sabia explicar o motivo. Com a teoria dela, resolveram fazer pequenos trilhos com espaço de alguns centímetros entre eles, de modo que a dilatação não faria os trilhos se entortarem). Utilizamos essas técnicas até os dias de hoje. Se não fosse por ela teriam abandonado a ideia das ferrovias e provavelmente toda a revolução industrial não teria existido, ao menos não da forma como vemos hoje.