Aprendendo de forma divertida


Nova York

E os Brasileiros fundaram Nova York

 

por Leandro Villela de Azevedo

 

E os brasileiros fundaram Nova York
Na época dos descobrimentos, os judeus sofriam perseguições na Espanha e em Portugal. Por isso, muitos resolveram se mudar para a colônia recém-descoberta, o Brasil. Para isso, recebiam o batismo, um nome cristão, mas quando chegavam aqui podiam seguir sua vida com os seus costumes de forma mais ou menos comum.

 

Acontece que, de 1580 a 1640, Portugal passou a pertencer à Espanha. Como o Brasil era de Portugal, então ficou incluído nela também. Nesta mesma época, a Holanda começou a brigar pela sua independência contra a Espanha. Para conseguir a vitória, eles conquistam o Nordeste do Brasil.

Os holandeses, ao contrário dos portugueses ou dos espanhóis, eram protestantes. Desta forma, não havia na Holanda a inquisição, que era o órgão da igreja que fazia as perseguições. Assim sendo, todos aqueles judeus que já moravam há muito tempo aqui fingindo que eram católicos resolveram abrir o jogo e se declararem judeus, chegaram até mesmo a criar uma sinagoga.

Só que a guerra continua e os holandeses acabam sendo expulsos. Assim, o Nordeste volta a ser católico. Esses judeus, com medo de perseguições, resolvem fugir junto com vários holandeses e fundam, na América do Norte, a cidade de Nova Amsterdã.

Acontece que, após algumas décadas, a Holanda acaba fazendo um acordo com a Inglaterra cedendo Nova Amsterdã para os ingleses. Desta forma, a cidade muda de nome e passa a se chamar Nova York.

Sendo assim, por incrível que pareça, Nova York tem alguma coisinha de brasileira.

 

Originalmente postado na seção Que História é Essa, do projeto AcessaSP

Atualmente os textos desta seção encontram-se em https://qhee.blogspot.com/