Aprendendo de forma divertida
Currículo
Professor de História, Filosofia e Atualidades
Área de Especialidade: História da Cultura / História Medieval
Qualificações:
Mestre e Doutor em História Social, com Graduação em História (Todos USP) e disponibilidade para atuar no Ensino Superior ministrando as disciplinas: História da Cultura e da Arte, História Antiga e Medieval, História das Religiões, História do Teatro, Literatura, Filosofia, Ética, Didática e Prática do Ensino de História.
Desenvolve aulas dinâmicas apoiando a teoria com recursos audiovisuais, recursos da microinformática, estudos de documentos históricos, debates e atividades práticas (Visitas a museus, exposições, cinemas). De modo a prepara o futuro profissional para transmitir o conhecimento adquirido ou aplica-lo em suas atividades profissionais.
Incentivo a pesquisa e produção científica.
Vivência como Professor de Ensino Fundamental e Médio.
Destacada prática com projetos educacionais.
Autor de livros e artigos.
Trajetória Profissional:
Atual: Colégio Villare – Filosofia, História e Atualidades (fundamental e médio)
Formação de Professores – Repensando Consultoria Educacional
Mais de dez anos de atuação na área educacional, destacando-se:
- Faculdade Teológica Batista – História documental do Cristianismo
- IBBC – Professor de História da Igreja em Curso de Teologia.(IBBC – Instituto Bíblico Brasil para Cristo)
- Colégio Santa Amália – Professor de Filosofia, Fundamental I e II
- Colégio Saint Clair – Professor de História, Filosofia, Geografia e Xadrez para alunos de Ensino Fundamental II e Médio, e Coordenador de Projetos.
- Colégio Potencial – Professor de Filosofia para alunos de Ensino Fundamental II e Médio.
- Colégio Pioneiro – Professor de História para alunos do Ensino Fundamental II.
Outras atividades:
- Desenvolvimento de livro didático para Editora FTD. EJA (Educação de Jovens de Adultos)
- Desenvolvimento de livro didático para Escala Educacional (Coleção Infância Feliz – Fundamental I)
- Assessoria educacional e em projetos didáticos:
. Semana Acadêmica– Jogos Educacionais – Universidade Mackenzie.. IV Simpósio de RPG e Educação – Oficina de Jogos Educacionais.
. Xadrez Educacional - Colégio Nossa Senhora do Morumbi.
. RPG Educacional – Colégio Objetivo.
. RPG Educacional - EMEF Afrânio.
- Consultor de História produzindo material em forma de jogos e desafios de história para o Site EAprender.
- Criador de material paradidático através de diversas reportagens, biografias e programações no site CeVEH-USP (Centro Virtual de Estudos Humanísticos da USP).
Formação:
- Doutor em História Social (História Medieval, sob orientação de Nachman Falbel) pela Universidade de São Paulo.
- Mestre em História Social (História da Cultura sob orientação de Nachman Falbel) pela Universidade de São Paulo.
- Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo.
- Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo.
Cursos:
Participação em cursos e eventos de aprimoramento na área educacional, com destaque para:
- Semana Acadêmica Mackenzie – Área de Exatas – Jogos Educacionais.
- 8º e 9º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.
- Cultura e Literatura Árabe – USP.
- Cultura e Literatura do povo Judeu – USP.
- Filosofia Judaica Medieval – USP.
- II Encontro Internacional dos Historiadores da Religião – UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto.
Projetos desenvolvidos na área de Educação:
Desenvolvimento de diversos materiais educacionais, com destaque para:
- Projeto “E se...” – permite ao aluno refletir sobre a importância de acontecimentos históricos através da reflexão sobre as possíveis consequências das alterações em um fato histórico.
- Análise documental – permite ao aluno vivenciar o papel de historiador ao analisar, com o auxílio do professor, documentos históricos tanto escritos quanto de cultura material, com ênfase em objetos de arte, textos da antiguidade, charges, letras de músicas, manifestos e Constituições.
- Criação de canal virtual “Repensando TV” – www.youtube.com/repensandotv - vídeos educacionais voltados para a comunidade de professores, refletindo sobre a prática educacional.
- Projeto Olhar Social – conjuntamente por as disciplinas de português, matemática e informática, os alunos através de pesquisas em supermercados, farmácias, sites de imobiliárias e comércio em geral calcularam o valor ideal do salário mínimo no Brasil e criam diversas reflexões sobre isso.
- Projeto Cine-Pipoca – Aulas de história e filosofia utilizando como material de apoio diversos filmes, partindo dos mesmos para debates entre os alunos e produção de curta-metragens divulgando as próprias opiniões dos alunos sobre o tema em questão, seja de forma mais formal, ou de crítica social com recursos de comédia.
- War and Peace – Orientação da criação de jogo educacional que remonta o tradicional war visando como objetivo a resolução não armada dos problemas, levando em conta desde a dominação cultural até a possibilidade de destruição atômica do mundo, desde líderes inspiradores à paz mundial.
- “Corrente do Bem” – inspirado no filme de mesmo nome, realização de orientação dos alunos que desenvolveram seus próprios projetos como coleta seletiva das latinhas de alumínio consumidas durante o intervalo e que davam direito a ingressos para cinemas, além do apoio social.
- Cineclube - criação e direção dos cineclubes realizados no Colégio Saint Clair ensinando história através de filmes, desde ilustrativos até mesmo críticas destes procurando por erros históricos e demonstrando as intenções por trás da releitura dos fatos históricos feita pelos filmes.
- “Xadrez de ontem e hoje” – através do estudo do surgimento dos movimentos e peças do xadrez tradicional (Idade Média – exceto a rainha que é do princípio da Idade Moderna), os próprios alunos criam seus jogos e suas regras propiciando uma releitura e representação de determinadas épocas sociais (exemplo: movimentos como luta de classes, a corrupção no Brasil, política internacional americana, etc.).
- “Duelo de Heróis” – criação e organização de gincana cultural de longa duração (semelhante a “Copa das Casas” inspirada na série de livros de “Harry Potter”) incentivando o estudo, assiduidade em aula e participação ativa na sociedade através de uma pontuação de grupos que possuem alunos de todas as séries da escola.
- Criação de artigos para o CeVEH (Centro Virtual de Estudos Humanísticos) – Coordenado pela Professora Dra. Janice Theodoro.
- Trabalho complementar – desenvolvimento de site educacional www.profleandro.com - Ferramenta de apoio aos alunos, com lições e aulas online, acervo de imagens, entre outros.
- Orientação de clipping com comentários críticos nas aulas de “Atualidades”. www.clippingvillare.blogspot.com
- Projeto Cartas ao Passado – ferramenta que permite desenvolver o olhar crítico sobre aspectos socio-culturais da atualidade, e comparação presente/passado através de cartas e respostas fictícias de personagens históricos genéricos ou famosos.
Palestras Ministradas:
- Palestrante sobre a utilização de jogos educacionais na área de humanas, na FATEMA
- Palestrante no Simpósio de RPG e Educação na Universidade Nove de Julho
- Palestra ministrada abordando o tema “utilização de jogos como forma de divulgação cultural e educacional” durante a mesa redonda de lançamento do livro Curumata no Centro Cultural Casa das Rosas
- Palestra ministrada: “História do Xadrez e suas aplicações didático-culturais” – Colégio Nossas Senhora do Morumbi.
- Palestra Ministrada: “Jogos Didáticos – Teoria e Prática” – Semana da Ciência – Universidade Mackenzie
Publicações:
- Autor de Livro Didático – Coleção de História para Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 5ª a 8ª séries – Editora FTD
- Mini-artigos sobre curiosidades históricas no site Acessa São Paulo, projeto do Governo do Estado de São Paulo
- Autor do Livro Didático de História da Coleção “Infância Feliz” – Ensino Fundamental I – Editora Escala Educacional
- Artigo publicado na revista “ Caderno de Pesquisa do CDHIS da Universidade de Uberlândia” – volume 1 - número 37: “Midrash Rabbah: a Torá oral e a discussão rabínica medieval”.
- Artigo “A narração interativa no ensino de História” – Revista RPGEduc
- Atividades de RPG educacional – Encubadora FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo): “Narrativas interativas”
Idiomas:
- Inglês fluente – Certificado TOEFL
- Espanhol intermediário.
- Francês básico – Aliança Francesa.
- Noções de Hebraico – USP.
- Noções de Latim – USP.
Informática:
Utilização de ferramentas educacionais como Proprofs.com, Thinkquest, Webquests, VisualClass, entres outros
Bons conhecimentos em informática - Windows 7, Office 2010 (Word, Excel, Power Point e Access), Internet Explorer, Front Page, Outlook, Visual Basic, HTML (criação e manutenção de sites).
Outros:
- Divulgação da cultura e projetos educacionais através de jogos educacionais da ONG Ludus Culturalis
- Treinador da Equipe de Xadrez do Colégio Saint Clair com diversas premiações em campeonatos estaduais, inclusive obtendo a primeira colocação entre as escolas particulares em 2004 (Festival Gigante de Xadrez – SESC Itaquera).
Perfil:
Organização, dinamismo, criatividade, habilidade para trabalhar em equipe, comprometimento, praticidade, carisma e dedicação. Prazer em lecionar. Disponibilidade para viagens e mudanças de base residencial.