
Aprendendo de forma divertida
Crie um personagem da mitologia
Dragão chamado Quetcacoatl
Há muito tempo, existia um dragão chamado Quetzacoatl que se apaixonou por uma deusa chamada Mictlantecuhtli e teve um dragãozinho chamado Quatl, seu pai não se conformava com as características dele, ele era medroso, lento, fraco, atrapalhado ao contrario de seu pai que era valentão, rápido e forte.
Até que ele falou:
- filho, meu querido filho ou você luta contra o grande Tacamaca ou você some deste lugar, nunca mais apareça aqui e não é mais meu filho!
- eu luto – responde ele.
- esse é meu filho!
Sua mãe não concordava com o que seu filho lutasse contra o Tacamaca. Sue pai estava orgulhoso e ansioso que até adiou a luta para o dia seguinte.
Chegou o grande dia até que por um triz ele perde, todos ficam orgulhosos.
Amanda e Matteo 6 C
Comentários do Professor: Interesssante ver que muitos alunos se interessaram pela mitologia mezzoamericana, apesar disso, esse texto parece ter sido "ter sido terminado às pressas" - o início da história poderia ter dado um bom desenvolvimento demonstrando o conflito entre o temível Quetzacoatl e seu hipotético filho com a deusa da morte mexica.
Deusa da morte
Era uma vez uma deusa da morte que quando ficava nervosa matava pessoas, certo dia apareceu um deus só que ele era da vida, quando a deusa da morte viu aquele garoto ela se apaixonou, e foi conversar com ele, mas quando estava indo, viu que ele tinha uma namorada e, ficou tão nervosa que decidiu matar ela, mas quando lembrou que ele era o deus da vida, não ia adiantar nada.
No outro dia pensou : se eu matasse ela e ele olhasse pra mim iria esquecer ela, e fez isso e deu certo.
E viveram felizes para sempre.
Ana Carolina 6c
Comentários do Professor: - Infelizmente não houve qualquer relação com a mitologia específica de nenhum povo, descumprindo o enunciado.
Deusa luna
Em uma noite fria do inverno, os gregos avistaram no céu, que uma tempestade forte estava para vir. Então foram correndo se abrigar em suas casas, mas havia uma garota grega chamada Luna que não tinha medo de ver a tempestade.
Luna percebeu que estava vindo uma luz, em direção a ela, quando chegou era o Zeus (deus todo poderoso), ele disse a ela , que ela era a deusa Luna (deusa do tempo).
Ela foi ate o olimpo, morada dos deuses, lá ela encontrou vários deuses e deusas como Afrodite, Apolo e Atenas.
Lais, mariana e helena 6b
Comentários do Professor: - De alguma forma semelhante à Harry Potter ou Percy Jackson, que adolescentes descobrem seus poderes, Luna era uma deusa vivendo entre os humanos. Entretanto, o que poderia ter dado uma história interessante, não foi desenvolvido. Uma pena, quem sabe o que poderia acontecer com Luna, ou mesmo o porque dela morar na terra sendo uma deusa sem saber.
A deusa da hipnose
Há anos atrás uma deusa que hipnotizava um dia hipnotizou o príncipe da Grécia, ele ficou apaixonado por ela, mas ela era horrorosa, mas mesma ele decidiu declarar aos pais que iria se casar com ela. No dia em que a apresentou, os pais proibiram ele de casar com ela e brigaram muito com ele, então ele disse a ela:
- minha linda não posso me casar com você.
- o que? – ela disse
- meus pais brigaram muito comigo.
- tudo bem então espere por mim.
No outro dia ela foi ate o reino e ofereceu para o rei umas maçãs e desculpas o rei aceitou, e na hora em que todos comeram, todos morreram. E assim a deusa continuou sua vida.
Laura, lidia e bia 6b
Comentários do Professor: - Que crueldade da deusa? Tudo bem que isso é comum na mitologia grega. Entretanto aqui há erros importantes de se destacar. Príncipe da Grécia? Para isso seria necessário que houvesse um poder unificado na Grécia, mas o principal que vimos era a sua divisão em Cidade-Estado. Além disso dou o destaque para novamente o tema preferido das alunas do 6o ano ser amor proibido.
Volts, o magnifico.
Essa historia começa na mesopotâmia, existia um deus chamado Volts e os consideravam magnifico e superior a todos.
O Volts era filho de Thor, o deus do trovão, quando o Thor morreu, Volts ficou com o seu martelo e passou a controlar o trovão.
Um dia Volts declarou guerra com trovoes, o céu ficou preto, vento forte chegou o deus do ar Aries foi uma guerra que quem perdeu foi o Aries.
A mesopotâmia ficou uma cidade deserta com vários deuses do bem e do mal.
Nenhum humano nem se atreve encostar um dedo, um pé lá, pois os deuses pode brigar com quem se atreve a tocar lá.
Lucas r e Dalton gs 6b
Comentários do Professor: Que grande salada! Na mesopotâmia um deus nórdico conversando com um grego .... isso é que é liberdade criativa. Entretanto tem alguns elementos para conversar. A história em si carece de uma estrutura lógica. Compreendo que por vezes a mitologia não segue uma lógica racional (diga-se de passagem o nascimento de Afrodite) mas é necessário uma lógica interna que faça sentido.
Medon
Há milhares de anos atrás em Atenas Medusa estava esperando um filho com Poseidon, já estava no oitavo mês de gravidez. Um mês se passou Medusa estava em sua caverna com Poseidon, ela começou a sentir dores e avisou Poseidon, que ficou desesperado e alguns minutos viu que seu filho nasceu e ficou alegre e deu o nome a ele de Medon, ele tinha cobras na cabeça e lançava água pelas mãos.
Poseidon pegou seu filho no colo, mas tragicamente Medon olhou para o sue pai e o transformou em pedra, Medusa ficou desesperada e tentou tirar a criança das mãos petrificadas do Poseidon, Medon olhou para a mãe e a transformou em pedra. Medon havia ficado órfão, ele estava nas mãos de sua mãe petrificada. Os dias foram se passando e o menino com fome, frio, ele estava chorando alto tão alto que Hades o Deus dos mortos ouviu e foi ver o que era aquilo. Hades foi até a caverna de Medusa e viu um bebê nas mãos de uma estatua, Hades olhou bem para as estatuas e viu que era o seu irmão e Medusa. Ele ficou com dó da criança e o levou para o inferno lá ele o alimentou e cuidou dele. Quando ele era adulto fez com que ele petrificasse as pessoas da sua lista de morte. Medon fez isso por um bom tempo até que Hades achou que ele não tinha mais utilidade e trancou em um local para prisioneiros, Medon tentou se libertar, mas não conseguiu e então ele lembrou que ele podia lançar agua pelas mãos então criou uma enorme onda e quebrou o portão. Medon foi correndo atrás de Hades e o empurrou na lava, mas tragicamente ele se desequilibrou e caiu na lava como os dois eram imortais saíram da lava, Hades estava furioso e o tacou no chão e cortou a cabeça dele.
Laura e Jonas 6ª
Comentários do Professor: -O Texto está bem desenvolvido e mistura de forma adequada os personagens da mitologia grega. OS alunos demonstraram preocupação com a atividade. Apesar do texto ter ficado bom e envolvente, ele possui alguns erros lógicos que valem a pena ressaltar. Se Medon podia transformar deuses em pedra (tanto que o fez com seus pais) como Hades era imune? Além disso há uma confusão comum entre o Submundo de Hades e o Inferno, entretanto inferno seria do pensamento judaico-cristão (mais cristão que judaico por sinal) e não condiz com a ideia de submundo.
Grecia
Um dia a milhões de anos atrás, Zeus teve um filho com uma mulher mortal, o seu filho se chamava Gogeta que era o guerreiro mais poderoso do universo. Ele protegia o tártaro para os titãs não fugirem e destruírem o planeta.
Quando Gogeta tinha 27 anos os titãs começaram a quebrar as grades e fugiram do tártaro; então ele foi avisar o Zeus:
- Zeus meu pai amado os titãs estão fugindo do tártaro.
- esse é seu papel Gogeta. Não posso te ajudar, estou muito fraco. Filho você consegue.
- está bem pai. Vou conseguir.
Então Gogeta foi tentar deter os titãs; então quando o primeiro titã saiu da prisão Gogeta soltou uma bola de energia nele e ele caiu em cima de todos os titãs. Depois saíram três titãs de uma vez e Gogeta sabia que não daria conta dos três titãs, então do nada Poseidon chegou e derrubou dois titãs de uma vez só com uma onda muito grande.
SEM NOME
Comentários do Professor - Embora a história possua uma lógica interna, é preciso fazer algumas considerações a respeito da mitologia grega. Se Gogeta era apenas semi-Deus como ele poderia vencer os titãs (quase que o próprio Zeus não vence os titãs) . Se o tártaro é um local de queda eterna, como os titãs se libertaram sem ajuda? ... Apesar de haver essas perguntas, elas só deveriam enriquecer o texto ao serem respondidas pelos alunos.
Lion, Deus dos Leões.
Lion, filho de Aries e Afrodite, desde criança já controlava os leões. Podia transformar qualquer pessoa ou animal em um leão.
“Quando atingiu certa idade seu pai Aries o levou para Esparta onde frequentou o Ginásio até virar um verdadeiro guerreiro, logo depois de completar seus estudos em Esparta voltou ao Olimpo e lá se tornou um ‘guerreiro oficial do Olimpo”.
Um dia a morada dos deuses fora sido atacada por alguns pássaros que soltavam bolas de fogo e então o exercito foi ao ataque, naquele dia Lion provou ser digno, Zeus para agradecer o casou com sua neta Afret, e assim Lion ficou conhecido entre os gregos por milhares e milhares de anos.
Arthur, Renan e Enrico 6ª
Comentários do Professor - A história possui a sua lógica, infelizmente ela não foi tão desenvolvida para vermos alguns detalhes, por exemplo, de onde teriam surgido essas aves que atacaram o Olimpo? Também seria interessante que houvesse alguma relação entre o poder de Lion e os feitos dele.
A lenda de Quetzaquatl
Um velho homem estava contando aos seus netos sobre o Quetzaquatl.
- netinho vocês gostariam de ouvir uma historia do Quetzaquatl?
E juntos os netinhos responderam:
- oba! Uma historinha.
- então começa com uma pequena cobrinha que foi encontrada enroscada em uma cipó por uma família muito bondosa ajudou-a.
Adotou ela e cuidaram. Deram sue nome de Quetzaquatl. Davam mais de 100 ratos por dia de comida.
Foi crescendo e ficou muito grande e teve que sair d ecasa. Não era má, mas precisava d e comida e atacava as cidades. Como era muito grande não dava pra comer comida de gente porque eram muito pequenas e tinha que comer as pessoas. Ela conseguia armazenar comida a cada 52 anos, então, atacava a cada 52 anos.
Nunca atacou a sua família. É assim é a lenda da Quetzaquatl.
Sem nome
Iksam
Iksam era um deus chinês com cabeça de dragão, corpo de vaca e asas de águia, embora com essa aparência ele era um deus de proteção e justiça.
Um dia os chineses estavam sendo atacados e quando parecia que tudo estava perdido, ele apareceu voando no céu e atacando todos os inimigos. A china estava salva...
Iksam era tão poderoso que apenas com o fogo que saia de sua boca de dragão, poderia devastar uma cidade inteira.
As pessoas tinham muitas curiosidades a respeito dele, aonde se escondia? O que comia?
E. Será que existiam outros iguais a ele?
Muitas perguntas, mas nenhuma resposta.
Guerreiros e vários outros aventureiros tentaram encontrar o esconderijo de Iksam, mas sempre em vão nas suas jornadas.
Isso cada vez mais dava a certeza que Iksam era um deus e que ninguém poderia encontra-lo. ele aparece só quando quer, para ajudar e proteger as pessoas em perigo.
Por toda a china foi construída estatuas com a imagem dele, para que as pessoas pudessem adora-lo e prestar as suas homenagens a um deus que era tão bom.
Diogo C. e Rafael r. 6ª
A passara safira
No monte olimpo Zeus cuidava muito bem de sua filha safira.
Numa tarde, ela viu seu pai conversando com Hades, que tinha trazido seu filho Sades também. Eles queriam a uva dourada que Zeus não deixava ninguém tocar ou ver.
Quando safira olhou para Sades se apaixonou imediatamente.
Quando Hades e Zeus foram embora, safira foi conversar com Sades.
Os dois começaram a conversar e se apaixonaram.
Na noite seguinte, Sades foi se encontrar com Safira. Ela estava boba de amor, então aceitou a proposta de Sades, que era pegar a uva, mas como ele não podia entrar lá pediu que safira fossa.
Chegando perto da uva, ouviu um barulho e seu pai pareceu, Zeus ficou furioso ao ver a filha tentando pegar o tesouro. Ele ficou muito furioso, e cheio de raiva, expulsou sua filha direto para o inferno, chegando lá, Sades também ficou furioso pelo fracasso, então transformou safira em um pássaro negro, e disse para ela não voltar enquanto não pegasse a uva.
Safira passou toda a sua vida eterna tentando pegar a uva dourada.
Sem nome!!!!
Killoteia
Chamo-me killotéia e minha historia influenciou a mitologia do povo mexica, e vou contar-lhes como isso acabou acontecendo: “era um dia chuvoso, com muita ventania raios e trovões, e a causadora de tudo isso fora eu, pois como poucos sabem sou uma deusa maligna”.
Eu estava andando pelo mar d exangue, das pessoas que havia matado, quando apareceu um deus diferente, com uma aparência de cobra e que me chamou a atenção.
Lancei uma musica encantadora que o deixou fascinado, e consegui chamar sua atenção. Fui em direção a ele que acabou se rendendo a minha beleza e se apaixonando por mim. Combinamos de nos encontrar no dia seguinte. Na hora marcada começamos a conversar, e percebi que ele era do bem, e não gostei disso e expliquei que não iria rolar, por esse detalhe. Ah! Seu nome era Quetzaquatl.
Ele estava tão apaixonado que resolveu me fazer uma proposta: sou o deus dos mexicas e sou do bem, porem eu como todos que sabem disso e me torno um novo deus do mal, que como pessoas. Aceitei a proposta e nos casamos. Hoje estamos casados e ele cumpriu sua promessa, e foi assim que ele se tornou um deus temido eu influenciei na mitologia fenícia.
Rafaela, maise e yasmim 6c
O deus do faraó
O deus do faraó chamado Lupus protegia os faraós. Seu formato zooantropomorfico era um faraó com cabeça de lobo.
Qualquer ataque de outro povo ao seu povo, o faraó...criaram deis, pois um dia um belo lobo de pelagem branca entrou no palácio, não se sabe como e sentou ao lado do faraó, seus olhos brilhavam muito olhando para o faraó, o faraó decidiu que aquele animal seria seu e ia fazer parte da família . ele pressentia futuras guerras latindo e uivando para o faraó;
Fernando Thiago luiz e mateus