
Aprendendo de forma divertida
Trabalho sobre a guerra do Paraguai
Sem título:
Se o Paraguai tivesse vencido a guerra, ele teria ficado maior não apenas de território mas sim de poder. Pois ele seria igual o estados unidos e a china. Hoje em dia ele seria muito mais industrializado e avançado. Nós compraríamos mais coisas do Paraguai igual compramos da china e dos EUA, e não falaríamos que tudo de lá é falsificado pois teria mais poder que hojem em dia.
Além disso muitas pessoas iriam imigrar para lá ao invés de imigrar para os países europeus (de brancos).
Seria um dos únicos países que as pessoas imigrariam, memso não sendo brancos, e sim indígenas.
Lara – 8B
Comentários do Professor: - O texto não demonstra claramente a relação entre a vitória e a semelhança com os Estados Unidos ou a China. Não deu para compreender (a não ser a visão preconceituosa) o motivo pelo qual seria o único país para os quais as pessoas emigrariam, uma vez que o fenômeno de imigrações e emigrações não está diretamente relacionado à questão racial. O texto poderia ter se aprofundado muito mais na questão do desenvolvimento ou relações internacionais.
Como seria o mundo se o Paraguai tivesse vencido a guerra?
Se o Paraguai tivesse vencido a guerra ele seria um país com um bom índice de desenvolvimento industrial e econômico e isso o tornaria um local com grande importância para as pessoas.
Se o Paraguai tivesse vencido a guerra, talvez o Brasil não iria ter um bom exercito, pois essa guerra o Brasil passou a ter mais experiência. O Brasil também ficou com uma grande divida, devido essa guerra, e isso só pode ser pago por empréstimos estrangeiros, o que fez aumentar nossa dependência em relação aos grandes países daquela época.
Rafaela – 8B
Comentários do Professor: - Texto pouco desenvolvido, como a maioria dos demais aqui presentes mas com um aspecto interessante, o de tentar provar que o próprio Brasil teria algo a vencer caso tivesse perdido com a guerra, entretanto, será que o Brasil deixaria de ter a dívida caso tivesse perdido? Afinal de contas o empréstimo é para a Guerra ou pós guerra?
Mas e se...?
...o Paraguai tivesse vencido a Argentina o Brasil e o Uruguai e continuasse evoluindo com a revolução industrial ele teria chance de começar a conquistar toda a América do sul, ter um território gigantesco, teria uma plantação de comida para exportar para Europa e EUA, uma plantação de café para exportar, produtos não duráveis e duráveis.
Seria um dos países com maior território e maior nível de desenvolvimento e alfabetização.
Bruno – 8B
Comentários do Professor: - O Texto está pouco desenvolvido. Seria muito interessante se tivesse conseguido demonstrar como o Paraguai teria conseguido crescer tanto. Será que as pretenções imperialistas do Paraguai se extenderiam até uma conquistado continente inteiro? Seria possível um império sulamericano? Seja como for é uma teoria interessante que poderia ter sido mais bem desenvolvida pelo aluno.
Paraguai poderoso?
Se o Paraguai tivesse ganhado a guerra, a Inglaterra não teria tanto poder econômico que nem tem hoje. O Paraguai teria o poder econômico da América e da Europa, pois alguma hora o Paraguai ia descobrir que a Inglaterra que fez essa guerra começar, pois não queria que o Paraguai chegasse ao nível de industrialização dela, já que ele estava quase alcançando.
Depois que o Paraguai descobrisse que foi a Inglaterra que fez essa guerra ocorrer, falando para o Brasil, Uruguai e Argentina que o Paraguai ia atacar eles, ia acontecer uma guerra contra a Inglaterra, e provavelmente o Paraguai ia ganhar, pois afinal os três países que ele ia atacar já ia fazer parte dele.
Além de tudo isso, o Brasil ia ter o espanhol como uma de suas principais línguas, e ia ter bem mais tecnologia e industrialização. Íamos ter orgulho do Paraguai, afinal ia ser um dos países mais poderosos.
Rafaela – 8B
Comentários do Professor: - Conseguir imaginar um Paraguai que resistisse contra a invasão do Brasil, Argentina e Uruguai não é difícil. Conseguir até imaginar um Paraguai que resistisse contra uma hipotética invasão da Inglaterra, é possível, uma vez que a força da Inglaterra é a Marinha e o Paraguai não tem acesso ao mar. Agora, imaginar que este mesmo Paraguai fosse capaz de invadir a Inglaterra é um longo passo, e para isso seria necessário que a aluna tentasse defender essa possibilidade. Seja como for, para que o Brasil falasse espanhol seria importante que o Paraguai conqusitasse todo o nosso território, será que isso era possível dentro do contexto da guerra? Se fosse a aluna também precisaria argumentar em favor disso.
Sem Título
Muitos historiadores e ate mesmo a população mundial que conhece fato da guerra do Paraguai, em que o Brasil, Argentina e Uruguai se juntaram (tríplice aliança) com o apoio da Inglaterra para derrotar o Paraguai que no fim acabou perdendo, se perguntam como o Paraguai estaria atualmente se tivesse vencido a guerra?
Para mim, se o Paraguai tivesse ganhado a guerra, atualmente ele poderia ser uma das maiores potências mundiais ou ate mesmo poderia ser a principal potencia do mundo. Ele também poderia ser um dos países mais industrializados e respeitados do mundo por ter tido um desenvolvimento muito rápido em relação à parte industrial na época que estava bom.
O Paraguai também poderia ser o país com uma das melhores economias do mundo e também poderia ser bem maior do que é atualmente em relação ao espaço territorial.
Resumindo, se o Paraguai tivesse vencido a guerra, atualmente ele poderia ser o país mais desenvolvido do mundo em todos os aspectos.
Victor – 8B
Comentários do Professor: - Um dos motivos que me faz tentar evitar ao máximo colocar um número mínimo ou máximo de linhas para a produção de texto é evitar o que ocorreu aqui. Em uma página inteira manuscrita, e aqui digitada, o aluno conseguiu repetir de formas diversas a mesma frase diversas vezes, sem ser possível aprofundar o tema ou estabelecer relações mais complexas que explicassem o posicionamento do aluno.
Se o Paraguai tivesse vencido
Se o Paraguai tivesse vencido a guerra contra o Brasil, Uruguai e argentina ele seria muito maior do que ele é hoje, possivelmente mele já estaria junto com os EUA no desenvolvimento de objetos eletrônicos ou poderia ter avançado a tecnologia deles, eles também poderiam ter desenvolvido as armas para conquistar outros países.
Vitor – 8B
Comentários do Professor : - Faltou desenvolvimento da ideia. Trata-se basicamente do mesmo texto apresentado acima mas em menos palavras.
De índios a gênios da ciência
Na época da guerra do Paraguai, o Paraguai estaria se industrializando e ia continuar tendo um grande avanço cientifico e tecnológico já que o país tinha quase 100% de alfabetização e logo chegaria ao nível tecnológico da Inglaterra, que, por isso mesmo, convenceu o Brasil, o Uruguai e a Argentina de que o Paraguai ia ataca-los e assim se inicia a guerra.
Se Duque de Caxias não tivesse a brilhante ideia de carregar seus navios por terra para atacar por trás as barreiras do Paraguai, o mesmo provavelmente seria uma grande potencia atualmente.
Se o Paraguai tivesse ganho a guerra do Paraguai, seu território ia ser maior, pois ele ia conquistar o Brasil, a Argentina e o Uruguai. Seria uma das maiores potencias, senão a maior potencia do mundo nos dias de hoje, consequentemente a língua mais falada no mundo ia ser o espanhol.
O Paraguai por ser uma grande potencia, teria um grande poder de decisão, relacionado com a economia mundial.
Giulia – 8B
Comentários do Professor: -O Texto ficou mais centrado em justificar a possibilidade do Paraguai de fato poder ter ganhado a guerra do que falar as consequências disso, apesar disso há uma argumentação relativamente estruturada no texto
E se o Paraguai tivesse ganhado aquela guerra?
É simples, o Paraguai seria uma nação desenvolvida, e com certeza a nação mais desenvolvida da América do sul, além disso, o Paraguai teria uma reputação mundial e creio que o Brasil teria demorado mais para se desenvolver de todos os modos, com certeza não seria a mesma coisa, porque até hoje em dia o Paraguai sofre com a guerra. Isso poderia acontecer com o Brasil também por outro lado ninguém se pode dizer mesmo o que poderia acontecer, pois poderia acontecer outra guerra, ou algo mais, com certeza mudaria muitas coisas nos dias de hoje.
Thiago - 8ano
Comentários do Professor : - Apesar de não possuir uma argumentação sólida, o aluno consegue fazer o que outros não tinham feito, ir além das fronteiras do Paraguai para pensar a guerra, vindo para o próprio Brasil. Além disso, ainda que não tenha desenvolvido a ideia, o aluno conseguiu perceber que mesmo tendo vencido uma guerra seria possível que isso em si não definisse a superioridade, afinal é possível que houvesse alguma outra guerra em represália àquela.
Paraguai hoje...
Se o Paraguai tivesse ganhado a guerra hoje em dia ele seria mais desenvolvido do que os outros países. E ele teria a ideia que ele é melhor que os outros países.
Hoje em dia ele seria mais moderno em questão de modernidade e politica.
Bianca - 8o Ano
Comentários do Professor : - Não se trata em si de uma produção de texto mais desenvovida, apenas de uma ideia apresentada em poucas linhas.
Paraguai primeiro mundo
Se o Paraguai tivesse vencido a guerra do Paraguai ele talvez seria uma grande potencia da América do Sul ou uma potencia mundial.
Porque Paraguai tinha tudo para ser uma potencia sul – americana, pois ele tinha quase 100% de alfabetização, era autossuficiente, tinha propriedades coletivas.
Essas peculiaridades do Paraguai eram importantes, pois se eles continuassem assim ele poderia chegar aos pés dos EUA da américa hoje talvez. Mas se ele tivesse chegado como seria o mundo hoje?
Talvez em vez da segunda língua mais falada no mundo inglês, hoje poderia ser espanhol.
Paraguai poderia ser duas vezes maior do que ele é hoje. Ou talvez tudo que comprássemos viria escrito made in Paraguai. Se Paraguai fosse tudo isso mesmo será que o Brasil, argentina, Uruguai teriam inveja dos vizinhos paraguaios?
Como o Brasil está próximo de Paraguai, nós seriamos mais fortes. Inclusive na América latina.
Brasil teria uma grande influencia deles na cultura, na musica, alimentos, eletrônicos, etc.
Agora vamos pensar, será que os EUA seria o que ele é hoje?
Não, porque ele não teve a mesma base do Paraguai. Talvez ele fosse um país subdesenvolvido.
Ana Ligia - 8o Ano
Comentários do Professor: - Muitos questionamentos bem apresentados nesse texto, expandindo mais do que em outros a questão. Seria muito interessante que alguns desses questionamentos pudessem ser melhor desenvolvidos, por exemplo, porque uma guerra na América do Sul poderia fazer os Estados Unidos menos desenvolvidos na América do Norte? Além disso é interessante notar que coloca-se "eles poderiam chegar aos pés dos Estados Unidos" ou seja, caso tudo tivesse dado certo o máximo possível a se imaginar a princípio era chegar "aos pés" dos EUA.
Um mundo diferente
E se o Paraguai tivesse vencido a guerra? Talvez não estivesse na pobreza que está hoje, talvez fosse o centro do mundo e estaria mais avançado em tecnologia.
Se eles vencessem a guerra, todo o investimento em educação teria retorno, e ao invés de surgirem os Ipads, os melhores filmes e os produtos revolucionários nos EUA, seria no Paraguai. A língua mais falada no mundo? Espanhol, na escola aprenderíamos português e espanhol desde pequenos, e não português e inglês.
Quando uma menina mostrasse suas roupas novas ás amiga, ia dizer: olha fui para o Paraguai mês passado e comprei essas roupas! Olha o meu tênis tem a bandeira do Paraguai! E as amiga siam dizer: meu deus! Como queria ser você!. A viagem dos sonhos de uma criança seria ir ate o Paraguai. As noticias sobre as finanças seriam; atenção, o guarani foi valorizado em 0,5%, passando a custar R$ 2,50.
Mas infelizmente o ser humano é muito ganancioso, e quando a Inglaterra percebeu que poderia ser passada para trás, foi capaz de fazer qualquer coisa para vencer, até mesmo eliminar quase toda a população.
Giovanna - 8o Ano
Comentários do Professor: - Será que o Paraguai estaria imune da ganância citada pela aluna? Seja como for as comparações mais ligadas ao dia a dia do que ao contexto político e econômico em si dá um enforque único a esse texto. Apesar de alguns detalhes como o fato da língua mais falada no mundo hoje não ser o Inglês e sim o Mandarim, o texto possui certa lógica.
E se o Paraguai vencesse?
Eu imagino que se o Paraguai tivesse conseguido ganhar a guerra do Paraguai, teria também conseguido manter as fabricas e, portanto a evolução industrial dele seria maior e poderia até alcançar países que atualmente são bem desenvolvidos, como os EUA ou a Inglaterra.
Acredito que o Paraguai poderia ter se tornado um grande país com mais território e com seus produtos e sua tecnologia, seria um dos maiores comércios para o mundo inteiro.
Durante épocas de guerra, o Paraguai também teria uma maior vantagem, pois com seu lucro no comercio, ele poderia investir no exercito. Indo um pouco mais além, o Paraguai poderia criar um país invencível e poderia querer confrontar com os EUA para que não houvesse concorrência sobre o poder. Também seria possível uma união entre Paraguai e EUA, isso poderia resultar em uma ditadura mundial imposta por esses dois países.
Matheus - 8o Ano
Comentários do Professor: - Seria possível aprofundar mais o texto explicando os porquês por trás das colocações, por mais que o aluno demonstre pensar em possibilidades, ou um confrontamento com os EUA ou então uma aliança com os mesmos (talvez movido pela próximidade continental) ele não consegue desenvolver as ideias com mais profundidade.
E se...
...o Paraguai tivesse vencido a guerra do Paraguai? Talvez o Brasil, argentina e o Uruguai seriam terras paraguaias?
Poderiam ser, já que o Paraguai teria um desenvolvimento mais rápido com uma maior quantidade de terras. Mas a terra litorânea poderia ser deixada intacta, para evitar um ataque inglês e a sua marinha, já que não ser banhado pelos mares era o que os protegia da Inglaterra.
Outras coisas que mudariam seria que o Paraguai seria um dos países com a maior economia do mundo, se não o maior, com sua mão de obra especializada, proveniente das escolas instaladas na região pelas missões jesuítas que formaram o país. Outro fator que ajudaria nessa economia seria que ela é visada no mercado interno, então toda a plantação, agricultura é visada para a subsistência, além de que não precisariam da tecnologia de fora, pois já a apossuíam e elas eram feitas nas antigas barracas de artesanato, que acabaram virando galpões de manufatura para eles poderem usufruir de sua mão de obra especializada. Essa economia também investirá nos cientistas que cada vez mais se formavam nas universidades locais ( antigas escolas)
E se toda essa economia e desenvolvimento tecnológico talvez não existissem algumas indústrias famosas?
E se, por exemplo, a Microsoft não existisse? E se a maior indústria de sistemas operacionais para computador fosse paraguaia? E se...
O socialismo poderia ter sido a forma de governo, mas eles mesmos deviam saber que a corrupção aconteceria, e assim se vai todo o desenvolvimento.
Mas eles perceberiam que se investissem parte da economia para melhorar o serviço publico, em certo momento a pobreza seri9a quase exterminada, já que as pessoas teriam uma saúde melhor, uma educação melhor que geraria em um trabalho e vida melhor.
Com isso, boas partes dos países subdesenvolvidos vão tentar adotar essa economia de melhora no sistema de serviço publico, como nas escolas e na saúde, e depois de um tempo, poderiam até tentar adotar os galpões de manufatura, depois de se estabilizarem na economia.
Mas e se tudo isso tivesse acontecido? E se este texto falasse sobre verdades, e não especulações? E se o texto estivesse espanhol? E se...
João
O mundo hoje
Se o Paraguai tivesse ganhado a guerra, o mundo não seria tão desenvolvido como hoje. Porque o Paraguai guardaria todas as suas invenções para si mesmo para ser o pais revolucionário, enquanto os outros sendo pouco desenvolvidos.
E teria aquela ideia igual de antigamente, há um país forte e os outros são fracos em comparação a ele.
Luana
Se o Paraguai tivesse vencido a guerra contra a Inglaterra
Hoje provavelmente ele seria o top da tecnologia e estaria na frente dos EUA.
Por eles estarem crescendo cada vez mais rápido o mundo teria mais tecnologia e seria mais evoluído.
Já que a argentina o Uruguai e o Brasil teriam perdido a guerra, hoje o território pertenceria ao Paraguai; além destes países o Paraguai também teria conquistado a Inglaterra.
Por fim, se tudo isso houvesse ocorrido, o Paraguai seria literalmente invencível e imbatível.
Carolina
Paraguai
O Paraguai se tivesse ganhado a guerra provavelmente seria igual o Brasil pois ele não era aliado a nenhum país da Europa tinha a sua própria economia.
Porque era um povo indígena (a maioria) e eles viviam do que a natureza oferecia para eles e então não iria se desenvolver muito, pois hoje tudo é muito tecnológico.
Então em minha opinião por ser um povo indígena não iria se desenvolver muito, para mim iria ser um país distante do mundo com sua própria produção para sobreviver.
Era capaz de ser um país totalmente indígena.
João Vitor
Guerra do Paraguai
Se o Paraguai tivesse ganhado a guerra o Brasil não teria os estados de hoje e cidades e nossa moeda não seria o real e sim o guarani.
Não ia existir o dia das crianças e não ia ter industrial de atualmente. Não existiriam os times nem a seleção brasileira e a língua ia ser espanhol, nas escolas não ia ter o inglês e nem português e nem filosofia. Não existira o funk nem as musicas brasileiras, não ia existir politica nem os loukos nem as marcas brasileiras.
Luiz
Se o Paraguai tivesse ganhado a guerra como seria o Brasil?
Se o Paraguai tivesse vencido a guerra, o Brasil não falaria português, ele falaria espanhol.
Provavelmente o Brasil aprenderia os costumes e a cultura do Paraguai.
O Paraguai teria se vingado do Brasil e dos outros países que se juntaram à ele ou seria conquistados todos eles.
Luisa .
E se o Paraguai tivesse ganhado a guerra
Se Paraguai tivesse ganhado a guerra contra o Brasil, ele seria uma grande potencia com muitas empresas modernas, com pouquíssima pobreza e analfabetismo.
Uma parte do Brasil seria conquistados por eles e eles teriam um grande exercito, além do Brasil falar espanhol.
Matheus P. Falchero
Como seria o mundo se o Paraguai tivesse vencido a guerra do Paraguai?
O Paraguai seria a primeira super potencia do mundo, com a melhor tecnologia do mundo, também seria o maior país da américa do sul.
Teria um exercito poderoso e uma das maiores igualdades sociais e também uma das maiores IDHs do mundo.
Felipe
Eu imagino se o Paraguai tivesse vencido a guerra contra o Brasil, argentina e Uruguai. Ele ficaria com um país com um vasto território, virando uma potencia econômica, com um índice de ensino superior elevado, tendo uma alta tecnologia, um país com direitos iguais, ótimos sistemas públicos, mas por se criar uma potencia muito rápida, seria envolvido em guerra contra outros países desenvolvidos e muito com a Inglaterra, pois ela ajudou na guerra para ele não envolver.
Thales
Se o Paraguai tivesse vencido a guerra do Paraguai, talvez hoje eles fossem a maior potencia econômica mundial até mesmo na frente dos EUA e também seriam o melhor país para se viver por causa da alfabetização de 100% da população, do numero de escolas, de faculdades, e de empregos. Eles também poderiam ter ampliado seu território conquistando outros locais.
Daniel
Texto sobre a guerra do Paraguai
Na minha opinião, se o Paraguai tivesse vencido a guerra, ele poderia ter se tornado um dos melhores países desenvolvidos do mundo, pois seu povo, naquela época já eram quase todos alfabetizados.
Eles poderiam também investir em soldados e em outras guerras, pois assim eles conseguiriam mais terras, mais dinheiro e mais exercito, e como a alfabetização lá era muito grande, quase todos tinham chances de conseguir um emprego fazendo com que o povo não se revoltasse e gerasse greves, protestos e guerras contra o seu governo.
Enrique
E se o Paraguai tivesse vencido a guerra do Paraguai?
Como seria o mundo hoje se o Paraguai tivesse vencido essa guerra, que dizimou sua população e massacrou suas indústrias?
Primeiramente, penso que a maior chance era da Inglaterra continuar tentando derrota-los até conseguir, ou perder todo o exercito e outro povo se aproveitar para domina-la.
Depois o Paraguai continuaria crescendo, e se tornaria uma potencia, enquanto Uruguai, argentina e Brasil cairiam em decadência, e ficariam pobres. Não haveria o dia das crianças, e favoravelmente estaríamos falando espanhol pois sofreríamos influencia do Paraguai. Outra chance seria os EUA depois de perceber que o Paraguai era um rival, arrumaria uma maneira de arruína-lo ou fazer acordos para tomar o controle. Hoje em dia seria ou uma potencia, ou estaria sobre o controle dos EUA.
Conclusão: o Paraguai seria importante no mundo, mas não seria perigoso a potencia como a Europa, ou os EUA, mas aqui na América do sul, seria a maior potencia.
Afonso
E se...
E lá estava a guerra, Brasil se preparando para atacar o Paraguai por trás. Porem haviam traidores entre o exercito . Uma oposição contra Dom Pedro II havia sido praticamente exterminada pelos ingleses que estavam no Brasil, apenas um deles sobreviveu, Marcio de Abreu, este prometeu destruir a Inglaterra e o Dom Pedro II para vingar seus amigos. Como praticamente todos os homens brasileiros ele também acabou sendo obrigado a participar da guerra lutando no exercito.
O que não se sabia era que ele havia bolado um plano, resolveu ajudar o Paraguai em troca do seu exercito emprestado após o final da guerra, rapidamente enquanto Duque de Caxias explicava aos outros soldados como subiria, ele sobe a serra e ao chegar ao Paraguai fecha o acordo, o Paraguai aceita logo o acordo, pois sabe que seu país será destruído se o tal de Marcio não os fornecesse a nova estratégia do Brasil.
Junto a ele mais metade do exercito estava de acordo com a ajuda do Paraguai destruir todos os ingleses que estavam no Brasil e também Dom Pedro II. Ficou combinado que assim que o Paraguai começasse a vencer a guerra, todos que estavam do lado do Paraguai retirassem a faixa verde e começassem a ajudar o Paraguai. Assim foi feito. Quando o que havia sobrado do exercito da bandeira verde foi derrotado eles voltaram para o Brasil junto com a metade do exercito do Paraguai ( a outra parte estava lutando contra a argentina do outro lado).
Lá eles mataram todos os ingleses e também Dom Pedro II e tudo que havia sobrado da família real.
Ao sabe disso a argentina e o Uruguai acaba desistindo da guerra com medo de perderem.
Marcio Abreu queria tornar o Brasil uma republica, mas o Paraguai e o Brasil haviam se dado tão bem juntos poderiam ser invencíveis! Então os dois países resolvem se juntar e formar um novo país Braguai.
O lado que antes era o Paraguai ajuda o Brasil a se estabelecer. Todos juntos constroem escolas com as que haviam no Paraguai no Brasil, o novo país inteiro começa a exportar para muitos seus produtos com preços bem menores do que da Inglaterra e dos EUA, sem dinheiro o suficiente para vencer um país que estava crescendo tão rápido os dois países começam a passar por muitas crises.
Ate hoje ING e USA não conseguem crescer tanto como Braguai o país mais desenvolvido do mundo, um lugar rico e sem desigualdade social onde todos vivem bem com a democracia, talvez o melhor lugar para se viver como dizem os Braguaianos, tanto na língua espanhola como em português!
Catharina
Guerra do Paraguai
Eu acredito que se a guerra do Paraguai não tivesse ocorrido a libertação dos escravos no Brasil iria demorar mais, pois o Brasil sente a necessidade de um exercito e decide que os escravos que lutassem seriam libertados com essa guerra e por eles serem nacionalistas, muitas pessoas importantes devem ter morrido pelo Paraguai, eles perderam gerações inteiras capacitadas a desenvolver o país.
O Brasil não seria tão importante em sua região como hoje em dia, pois sem essa guerra o Paraguai seria o país livre, nacionalista, democrático e só o Brasil, provavelmente por um tempo não ia ser livre sem essa libertação de alguns escravos e não iria ter o conde D’eu no poder. O Paraguai, hoje em dia, seria mais importante que o Brasil.
Como na guerra após os escravos ajudarem os brancos, como, quando estivessem feridos os negros os carregavam, os brancos viram que os negros são pessoas normais e isso diminuiu o preconceito, se a guerra não tivesse ocorrido o preconceito seria muito maior.
Tiffany
Supondo que a guerra tivesse sido vencida pelo Paraguai:
No final da guerra o Paraguai conseguiu se restabelecer derrotando a tríplice aliança e vencer a guerra. Paraguai decide convocar uma reunião entre Brasil e Uruguai e argentina. Nessa reunião Paraguai começa a falar sobre o que a Inglaterra estava fazendo (das áreas de influencia). Com isso o Paraguai começa a falar que a Inglaterra pode conquistar eles ou mesmo começar a fabricar uma substancia viciante como o opio, com esses e outro argumentos Paraguai consegue fazer com que a tríplice aliança se revolte com a Inglaterra. Assim eles começam a treinar exércitos por vários anos sem a Inglaterra descobrir. Até que alguns anos depois eles declararam guerra. Como a Inglaterra não estava esperando por isso foi fácil de derrotar a marinha deles e como a melhor parte do exercito deles era marinha eles conseguiram cercar a área do parlamento, enquanto uma parte do exercito do Paraguai e da tríplice ia destruindo cidades.
O parlamento não estava com o exercito com eles, pois Paraguai e a tríplice não deixavam nenhuma forma de ajuda chegar ao parlamento.
Alguns meses depois o parlamento se entrega.
A tríplice e o Paraguai fazem um acordo com a Inglaterra, ela retira todas as áreas de inferências protetorado e nova colônia, devolve o antigo país e em troca eles nunca mais o atacariam.
Desta forma a Inglaterra não tinha outra escolha a não ser aceitar. Ela retira todas as áreas de inferências , protetorados, e devolve as colônias.
A Inglaterra fica muito desestabilizada e demora anos a se estabilizar novamente, enquanto o Paraguai se torna uma grande potencia e com isso os países da américa do sul recebem grandes investimentos e hoje são países desenvolvidos.
Natalia
Após a vitória do Paraguai, os paraguaios precisavam recuperar o dinheiro gasto na guerra, e claro que a Inglaterra tentaria ajudar. Já que os paraguaios não eram bobos e já sabiam o que estava acontecendo, eles recusaram, e pediram ajuda para a tríplice, que derrotada não podia ajudar. Eles ficaram durante anos sem guerra, o que os favoreceu já que estavam tentando criar um exercito para ajudar os países que estavam sob comando inglês. Isso demorou muito já que eles estavam sem dinheiro, mas os paraguaios ajudaram, pois queriam reerguer seu país. Depois de anos eles consegui9ram se reconstruir.
Os paraguaios atacaram os territórios ingleses pela américa conforme eles avançavam os povos que estavam sob domínio inglês se juntavam a eles, assim, eles se tronava, cada vez mais fortes. Mas, quando chegaram à Inglaterra (sede) eles estavam preparados como os paraguaios já sabiam que isso aconteceria, eles tinham subo9rnado um dos chefes da marinha, que os ajudaria fornecendo mais barcos, pois a ideia era cercar a ilha.
Eles cercaram até que a Inglaterra se rendeu e o Braguai, apesar de pequeno tornou uma potencia por ter se aliado por todas as colônias e protetorados que estavam sob domínio inglês.
Julia
Alunos que venceram com a melhor produção de texto, valendo 0,5 pontos.
De índios a gênios da ciência
Giulia
...
Julia
Supondo que a guerra tivesse sido vencida pelo Paraguai:
Natalia
E se...
Catharina
E se o Paraguai tivesse vencido a guerra do Paraguai?
Afonso
Paraguai
João Vitor
E se o Paraguai tivesse ganhado a guerra
Felipe
Como seria o mundo se o Paraguai tivesse vencido a guerra?
Rafaela
Se o Paraguai tivesse vencido a guerra contra a Inglaterra
Carolina
Paraguai poderoso?
Rafaela