Aprendendo de forma divertida


Trabalho Brasil apos Guerra Fria

 

9o A

 

O Brasil após a guerra fria

Após a união soviética vencer a guerra fria, os antigos EUA, depois de vários conflitos internos, se dividiu em 50 novos países, e a região onde antes era o EUA, passou a se chamar ESA (estados separados da américa) e lá foi implantado o socialismo, e o mesmo aconteceu em todos os outros países que antes eram capitalistas.

O Brasil nessa época era governado por Sarney, que depois de perceber a situação ao redor do mundo, viu que se o Brasil continuasse se declarando capitalista, teria sérios problemas, portanto Sarney declarou que o Brasil agora era socialista, porem era apenas uma mascara.

Então as grandes empresas, percebendo que o Brasil era o único lugar onde ainda conseguiriam lucro, foram todas para lá.

Após alguns anos, o Brasil se tornou única potencia mundial, mesmo sendo “socialista”, e todos os países acabaram dependendo dele, e após um grande golpe, o Brasil domina o mundo, transformando-o em uma ditadura mundial.

Amanda,Luigui e Natalia 

 

Comentários do Professor Leandro: - Inicialmente houve uma fuga do tema. A Ideia de ESA foge por completo a qualquer lógica. Se são separados por que motivo precisam de um nome que os una?  A continuação da produção não possui aprofundamento e desenvolvimento das ideias, demonstrando apenas a ideia de que o capitalismo é superior, uma vez que o fato de um único país ser capitalista o torna automaticamente na única potência mundial? Será que o simples fato de vivermos em uma área de influência cultural dos Estados Unidos torna aos alunos tão difícil de acreditar que durante a Guerra Fria a União Soviética realmente era uma potência? Tão difícil crer que por mais que se possa criticar o socialismo ele não é automaticamente sinônimo de pouco desenvolvimento? 

 

Devido ao fato da união soviética ter ganhado a guerra fria contra os estados unidos, eles se tornaram a maior potencia do mundo hoje em dia, e criaram a NOS (organização das nações unidas soviéticas), onde os principais direitos  e liberdades nos países socialistas, que são 95% dos países atuais, são algumas:

- Artigo I: Todos têm direito de fazer o que quiserem, com exceção de infringir as leis e atrapalhar as vontades dos outros.

- Artigo II: Todas as pessoas, independente do sexo, são livres para se relacionar com quem quiserem, sem compromisso nupcial.

- Artigo III: Todos têm direito a apenas uma peça de cada parte de roupa dada pelo governo, se quiserem mais, precisarão comprar com seu próprio dinheiro.

- Artigo VI: Todos devem respeito ao tataraneto de Stalin, o governante supremo.

Fernando, Diego, Enrico, Pedro, Gabriel.

 

Comentários do Professor Leandro: - Inicialmente há já uma visão preconceituosa. A ONU, durante a Guerra Fria, era formada de uma boa porcentagem de países socialistas e outra semelhante de países capitalistas. Se não havia motivos para após esse conflito a ONU passar a se chamar Organização das Nações Unidas Capitalistas, não haveria motivos para que houvesse a NOS (Além de que a sigla não faz sentido também)

Sobre os artigos podemos perceber alguns detalhes muito importantes sobre o socialismo. O artigo I fala de uma liberdade completa, seria a ideia de uma ditadura socialista uma sociedade de pura liberdade? O artigo II entra em uma questão que me parece muito mais ligado aos hormônios dos alunos do 9o ano. Agora, perceba que, de acordo com a lei, as pessoas tem o direito de se relacionarem, não há leis que fazem essas proibições (ai se meus alunos descobrem) . Os artigos III e IV demonstram erros ainda piores. Como Stalin ainda estaria vivo nos dias de hoje se ele morreu no início da Guerra Fria? E o artigo III? Qual o sentido dentro da lógica socialista? Obrigar as pessoas a comprarem? Isso não seria a lógica capitalista?

 

Brasil Socialista

Muitas coisas mudaram por aqui ultimamente, desde que os soviéticos invadiram.

Andar nas ruas me deixa angustiado. Ver todas aquelas casas iguais, com as mesmas pinturas, mesmos telhados, mesmos pisos, mesmas cortinas, mesmo tudo, me deixa perdido. Não consigo mais entrar na minha casa, e já perdi as contas de quantas vezes tentei abrir a porta do vizinho.

Não existe mais a roupa mais bonita não existe mais “novas coleções”. Está tudo igual. Mesma cor, mesmo modelo, mesmo tecido.

Parece até que as pessoas estão ficando mais parecidas! Mesmos cortes  de cabelo, mesma maquiagem, até mesmo os mesmos corpos, já que a gora comemos tudo as mesmas coisas.

As pessoas têm as mesmas rotinas, mesmas ações, mesmas historias. Não há mais um “objetivo pelo qual viver”, uma meta a alcançar.

Já que não há como subir na vida, não há como se promovido, não há como ser o melhor.

As vezes tenho dificuldade até mesmo de diferenciar os membros da minha família.

Toda essa igualdade está me deixando louco, por isso, hoje mesmo, irei para um lugar melhor.

SEM NOME

 

Comentários do Professor:  - Dificuldade de diferenciar os membros da família? O que será que esse grupo (que nem nome colocou na atividade) entendeu por "Igualdade" pormovida por um governo socialista? Obrigar o mesmo corte de cabelo? Operação facil que retire traços físicos característicos? Mesmas rotinas? Será que há a ideia de que em um mundo socialista todos tem a mesma profissão?  O interessante é que o tema Socialismo e Capitalismo foi tratado por três professores (filosofia, história e geografia) por um ano com os alunos, e ainda assim ver ideias como essa, de que a igualdade que o socialismo prega é a da cor da roupa, das feições, etc, pode deixar um professor desnorteado.

 

 

 

E se a união soviética tivesse virado a guerra fria?

O mundo se comove. As escolas estão fechadas, a bandeira vermelha hasteada. O radio antigo narrava a seguinte noticia: “ há 23 anos exatos o império vermelho entra em seu ápice! Viva a URSS” viva o socialismo, irmãos! “nas ruas de salvador a criança e sua mãe caminhavam  lentamente, o sol queimando seus ombros nus, encobertos apenas de um tecido gasto.

A criança observa a parada militar na avenida em diante, perguntando o porquê da festa. A mãe não responde, apenas observa mais uma vez a bandeira, dando asas à nostalgia que tomou sua mente...

Ano de 1989 na televisão, o simpático Gorbatchov acenava nos escombros de uma Washington derrubada. Os americanos estavam vencidos.

Finalmente alguém teve o potencial para derrota-los. Os mais fanáticos pulavam de prédios, os simpatizantes do governo vermelho apertavam a mão do ditador mundial.  Ditador... Como alguém adivinharia que ele se tornaria um ditador daquela proporção? O homem que alcançava os mais profundos desejos de Napoleão e Hitler, agora desfilava sob a capital de seu maior inimigo. Cinco misseis bastaram para destruir a capital norte americana, que não teve tempo para se restabelecer.

Sem o gigante capitalista, os países agora eram URSS, todos tinham o mesmo presidente, digo, ditador e todos compartilhavam da mesma moeda.

E nas ruas da Bahia, o calor do verão ainda esquentava ainda mais o desfile  do estilo russo, com crianças segurando bandeiras nos ombros dos adultos.

O Brasil era socialista. O mundo era socialista. E todos compartilhavam o mesmo desejo: de ser um dia como a capital russa.

Barbara, Evelyn, Leonardo e Guilherme.

 

Comentários do Professor: -O grupo não se centrou nas questões que diferenciam o capitalismo do socialismo, mas fora isso criou um cenário imaginário que não está permeado de erros históricos como os outros dos textos acima. Mesmo não havendo a obrigação de uma padronização de vestimenta é de se imaginar que houvesse influência cultural de Moscou e que, com o passar do tempo, isso adentrasse ao Brasil. Pena que não se focaram mais na questão do socialismo e capitalismo em si.

 

Brasil será que esse seria seu nome?

Num mundo onde a união soviética domina seu nome seria  ‘conjunto social russo do Brasil’.

O governo seria um tipo de feudalismo, os países seriam subdivididos em feudos cada um contendo um senhor feudal, e a Rússia teria um rei.

O que hoje chamamos de ONU seria a OSIR (organização social imoral Russia) nela qualquer pessoa de qualquer feudo que apresentasse algum sinal de capitalismo seria julgado por este membro, decidir se seria executado ou apenas torturado.

Já nas escolas as línguas ensinadas seriam Russo e a própria língua do país que teria que misturar com russo.

Em termos de diversão, existiam somente bicicletas que eram, das cores da bandeira russa e era obrigatório ter uma piscina para casa bairro, todas com a mesma profundidade, temperatura e quantidade de agua.

Paola Gabriela e Vitor

 

Comentários do Professor - Será que os alunos confundirem socialismo com feudalismo é o pesadelo de qualquer professor de história? Imagino eu que não, mas algumas coisas que demonstram não somente um desconhecimento do tema, como uma visão obviamente preconceituosa. Organização Social Imoral Russa? Sob que pressuposto há a definição de que uma organização russa ou socialista fosse imoral? A Rússia ter um rei? Por que? Haviam reis em governos socialistas? Lenin era pai de Stálin? Gorbachev seria o bisneto desvirtuoso? Não cabe uma comparação desta forma. O socialismo se espalhou em dezenas de países durante a Guerra Fria uma por mais que possa ter havido influência cultural não houve e nem haveria sentido em obrigar a língua russa. A Igualdade socialista demonstrada pelas cores de uma bandeira na bicicleta, e a ideia de que todas as casas teriam piscinas? Certamente uma das necessidades mais básicas da humanidade que seriam resolvidas pelo socialismo? Novamente o conhecimento do socialismo está completamente desvirtuado neste texto. 

 

Stalin

Querido diário,

Estou furiosa!

Mais um dia nessa escola que eu não aguento mais. Há dois anos acabou a guerra fria, e eu tive que sair da minha escola perfeita para vir para essa ‘escola de socialistas’.

Que coisa chata! Aqui todo mundo é igual, todos se tratam igual, e o pior, eles parecem estar gostando disso!

Sempre achei os socialistas sem graça! Maldita hora que a união soviética foi ganhar a guerra fria, agora todos vestem as mascaras socialistas e viram pessoas iguais sem conseguir se diferenciar. Como eu vou mostrar pra minha amiga gorda que sou melhor que ela? Antes eu tinha tudo para ser superior a ela; roupas de luxo, bolsas caras, e até sapatos de marca! Minha mãe apoia essa palhaçada do Brasil virar socialista. Antes pelo menos eu tinha como provar para os outros que eu era mais rica, mais bonita! Antes o Brasil não andava pra frente, e agora ele tá é andando pra trás.

EUA agora é só mais um paisinho, que não conseguem nem vencer esses malditos soviéticos.

Como assim? Um dia eu ainda fujo daqui, pra construir um país só meu, o país mais capitalista e consumista do mundo.

Bruna, Carol, Kamila e Pamela. 

 

Comentários do professor: - Comentários preconceituosos ou desenvovimento brilhante criticando a visão dos colegas a respeito do socialismo? Veja que embora pareça ser uma visão preconceituosa o personagem que estaria escrevendo a carta ao exagerar em suas colocações demonstra que as autores tinham uma visão mais profunda e crítica da situação, expondo, talvez, o que elas discordavam na visão do restante da sala. - Esta foi a produção de texto premiada pelo professor

 

9o B

 

Carta

Durante a guerra fria meu primo, Carlinhos, morou na União Soviética para ajuda-los a lutar e a incentivar as pessoas a fazerem revoltas socialistas em seus paises. E ahá alguns dias me escreveu contando como vivem na antiga Europa, o que não é diferente de onde moro agora:

 

"Primeiro; algo que mudou em todos os continentes foi o fato de que não são mais divididos em nomes. Oficialmente são social 1 (america), social 2 (europa), social 3 ( africa) e não existem divisão de países, apenas as dos sociais.

Segundo; memo que não existam mais divisões para paises, todos os líderes mundiais socialistas mandaram colocar uma bolha gigante em cada "ex-fronteira" cercando cada "ex-país", com objetivo de não deixar com que grupos anti- socialistas invadam lugares e nem que pessoas desconhecidas fiquem mudando de localização. E pra manterem o controle disso é necessário que todos deem um abraço no líder de sua região, uma vez por mês.

Terceiro; eu também vivi na época ante guerra fria, então o que mais foi dificil foi que o governo queimou e desvalorizou o dinheiro, simplesmente deixou de existir. E agora para adquirirmos o que precisamos, o governo distribui e ajudamos uns aos outros.

Quarto; costumávamos votar em presidentes, vereadores, senadores entre outros, mas agora só existem dois cargos: um líder para cada social e seus escolhidos para liderarem cada região. E além de tudo não podemos votar, por isso é uma ditadura socialista, mas sabemos disso, e é o melhor modo de governo que já confiamos nos nossos líderes e esperamos, um dia, não precisar deles e vivermos por conta propria, como no comunismo."

 

Então, essa é a carta do meu primo, descrevendo alguns detalhes de nossas atuais vidas. E é importante saber que ele dá sua opinião, principalmente no quarto tópico, e que cada um tem a sua, e que a minha eu acho que os modos de escolhermos os líderes não deveria ser em votos, poderiamos achar uma terceira opção onde não existisse corrupção e manipulação, como antigamente, e que pudéssemos participar através de nossas opiniões.

Lívia 

 

E se...

Se a URSS tivesse ganhado a corrida espacial, guerra fria? nós iriamos viver em um mundo fechado, sem sair de casa para comprar roupas sem necessidade, acho que teria um representante do governo que passaria de casa em casa para mandarem nós apagarmos a luz ou algo assim, só para vir a conta baixa. E os trabalhadores iriam ganhar apenas o necessário, como sobreviveriamos? Teria hora para dormir nas suas proprias casas, teriamos que economizar dinheiro, acho que não sobreviveriamos com isso. Isso sem falarmos nos produtos, seria uma coisa horrivel, os celulares, comida sem gosto, salgadinhos com coisas dentro, seria horrivel, será que alguem vive num país socialista? acho que morreria. Acho que não daria muito certo país socialista, pessoas morrendo de fome, governo com todo o dinheiro, país falindo e assim o capitalismo iria ganhar memso, pessoas sain do dos seus países para irem aos outros aeroporto fechado sem dinheiro para funcionar, voos cancelados, pessoas morrendo de fome, não saber para onde viver, isso sim seria um holocausto, como isso tudo fosse um sonho de que o mundo inteiro estivesse destruido por uma bomba atomica capitalista.

- mãe acordei atrasada?

Giulia 

 

Como o Brasilo seria se a URSS tivesse ganhado a guerra fria?

Eu acho que como o Brasil sempre foi capitalista, haveria uma relutância do povo aceitar viver em igualdade depois d etantos anos com tanta diferença social, ou tendo escravos. No fim da guerra o Brasil deixou de ser ditadura, o que para o povo tinha virado liberdade cultural, o povo não aceitaria que o Brasil virasse algo forçado de novo, provavelmente parte do povo revoltaria, outra parte do povo por também não entender o socialismo, ficaria contra.

Isso poderia ocasionar uma guerra, ou então, parte da cultura brasileira teria influência socialista, provavelmente o Brasil continuaria capitalista, porém poderia haver mais igualdade social.

Luciana

 

Republica socialista do Brasil

Se a URSS tivesse vencido a guerra fria, a maior mudança que teria acontecido no Brasil seria o regime politico. Hoje, eu acho, o Brasil seria uma republica socialista como sugere o titulo. Hoje em dia o desenvolvimento industrial seria diferente, pois as industrias americanas não teriam se instalado no Brasil. Sem as industrias fortes o Brasil não teria um desenvolvimento tecnológico forte. Se o estado brasileiro fosse socialista, haveria distribuição igualitária de terras. A saude, educação, a tecnologia, os meios de comunicação, as estradas (vias publicas), etc, seriam todos de responsabilidade exclusiva do governo. Se a URSS tivesse ganho, haveria alguns ganhos e perdas, não dá pra saber se o Brasil estaria melhor ou pior.

Jeferson

 

Um páis social

Ratos nas ruas, tiros para todos os lados, um povo infeliz, mas sinceramente não será assim. Hoje em dia, com a influ~encia capitalista, o mundo pensa e acha coisas absurdas sobre o socialismo e a gande maioria dos países são totalmente contra um tipo de governo. Mas vamos mudar um pouco a história. 1990, o governo americano estava á falência, seu povo totalmente desacreditando em seus governantes e o mundo inteiro contra ele, enquanto isso, cada vez mais ia crescendo o governo soviético, com um tipo de governo novo e que todo mundo estava seguindo o socialismo. Uma ideia totalmente igualitária, sem preconceito, racismo e o dinheiro também nunca estava lá. Todos iguais. No Brasil, após 21 anos de ditadura, em 1989 após um acordo do antigo presidente José Sarney com o governo soviético, o Brasil virou socialista. Fim da moeda, das marcas caras, shoppings e também o fim da moeda e da inflação que estava aterrorizando todos os brasileiros, mas teoricamente, não mudaria muita coisa no Brasil, com o tempo, o povo se acostumaria com a idéia e o governo também, fazendo enfim um mundo de maioria socialista. Os presidentes eram eleitos democraticamente, mas sem salário, e, portanto, a corrupção deixaria de existir junto com todas as dividas dos brasileiros. A televisão, cinema, rádio e futebol também continuaria e até para melhor, já que nenhum clube teria mais dinheiro que o outro. Portanto, se o Brasil agora fosse socialista, com pequenas mudanças e adaptações, ele seria um país comum, mas sme utilizar o dinheiro.

Nicolas

 

E se...

Acho que mesmo se a URSS vencesse a guerra fria, o Brasil seria capitalista, pois os ditadores não iriam aceitar ser socialismo, pois se fosse socialismo, não iria ter classes sociais e não iria ter como os ditadores ficarem acima dos outros, mas se a URSS tentasse transformar o Brasil em um país socialista, muitos brasileiros iriam ficar irritados e poderia ocorrer guerras  para tentar que o capitalismo voltasse no Brasil, porque todos os brasileiros estavam acostumados a poder ter luxo, poder comprar o que querem...com o socialismo, não poderia ter luxo e não daria para comprar tudo o que querem, pois teria que ter igualdade, e não dava para todos terem luxo, então aa pessoas teriam que se contentar com as coisas basicas e as pessoas não iriam gostar do socialismo porque todos querem luxo. Poderia acontecer muitas revoltas se a URSS quisesse transformar o Brasil em um país socialista.

Clara

 

Como seria o Brasil se a URSS tivesse ganhado a guerra fria?

Muito provavelmente haveria a instalação do socialismo (descartando a pouca possibilidade do capitalismo), e a vida dos brasileiros mudaria muito. Sendo o Brasil um país socilaista, o dinheiro investido em infra-estrutura seria muito mais aproveitado, e haveria uma divisão social quese inexistente (pessoas com menor renda - representando a maior parte do povo - seriam beneficiadas, enquanto aqueles que possuem maior renda seriam prejudicados). Outro aspecto bom da instalação do socialismo seria a redução acelerada da pobreza - problemas que persegue o Brasil há muito.

Vitor

 

Mas peraí, e se...

E se o mundo hoje fosse socialista? e se penssassemos de uma forma diferente, não-capitalista? E se a União Soviética tivesse ganho a guerra fria e os estados unidos finalmente se tornassem socialistas? e se países como Cuba e Coreia do norte não fossem excessões? E se  não houvesse pot~encias mundiais e países subdesenvolvidos? e se, na verdade, não sequer existissem esses termos? melhor, pior, maior, menor. e se todas as pessoas do mundo consumissem apenas o que precisassem e deixassem de lado essa coisa de "comprar por status", por apenas ter? e se não tivessem ocorrido a corrida espacial e tantas outras disputas entre os países? e se não fosse preciso haver disputas? e se não tivessem ocorrido tantas guerras? e se paises que foram separados por mortes, ameaças de bombas atômicas, conflitos, fossem até hoje unidos e a favor da paz? e se...

Qauntos "e se..." a vida nos faz pensar sobre  e até desejar não é? através deles pensamos que tudo podia ser diferente, mas foi como foi. E fez o mundo o que é hoje. Já pensou se o estados unidos deixassem de lado o consumismo, esse valor imenso que dão ao dinheiro e á produção cada vez maior e mais variada? E se o mundo fizesse isso? é, e aqui se vão mais " e se..."

Perguntas, todas essas, que nunca poderão ser respondidas com fatos concretos, e sim somente pela nossa imaginação, nossos conhecimentos do que já aconteceu. Não é possivel ver o futuro, nem o que não aconteceu, porém, mesmo assim, guarod comigo a esperança de que um dia o "e se..." de hoje seja o fato de ontem e o mais novo assunto de amanhã. Porque no mundo tudo pode acontecer... mas peraí, e se...?

Carolina

 

Brasil Socialista

Primeiro que se a união soviética tivesse ganhado a guerra fria nós no Brasil seriamos socialistas e não capitalistas, dependente dos EUA e talvez o governo brasileiro não roubasse tanto dinheiro igual rouba hoje em dia, outra coisa possivel de se acontecer era o Brasil ser mais desenvolvido tecnologicamente. Poderia ser mais uma das potências do mundo a fora, mas não, o Brasil depende dos EUA, por isso que eu gosto do Lula, porque ele não gostava dos americanos, isso ele comprovou quando foi fazer seu primeiro discurso na abertura da sessão da ONU. O que eu acho é que o Brasil, a sua única área de desenvolvimento é no pré-sal que conseguiu exportar petróleo para fora, olha que o petróleo hoje além de ficar caro está acabando. Assim que eu acho que o Brasilseria mais desenvolvido, com governo melhor e uma da spot~encias do mundo.

Juan

 

Brasil, o país do futuro

Saiu nos jornais de todo o mundo, a URSS acaba de se declarar vitoriosa na guerra fria e o presidente dos EUA fugiu para o Brasil. Quando chegou no Brasil, o presidenre dos EUA logo virou o "braço direito" e o queridinho do presidnte brasileiro. Naquela época os EUA  se viram numa crise muito grande, uma vez que tiveram que virar socialistas. Nessa mesma época todas as principais multinacionais americanas como: Coca-Cola, McDonalds, Kodak e grandes empresas de carro vieram para o Brasil. O Brasil seria a maior potência mundial tendo que ajudar varios países em crise, a Avenida Paulista seria a vitrine do mundo, sendo considerada um grande centro turistico.

Gabriella

 

Se a URSS tivesse ganho a guerra fria

Ela teria influenciado paises pelo mundo a se tornarem socilaistas. Como o Brasil acabara de sair da ditadura, pode ser que não teria se tornado socialista de primeira, ma so mundo estariua mudando e haveria uma possibilidade de seguir um sistema de governo mais forte. Provavelmente, voltariamos e ate ruma ditadura, mas a ditadura do proletariado. Haveria uma distribuição de renda e reforma agrária, com isso não existiriam mais o movimento dos sem terra (MST) evitando mortes e transtornos e não existiriam mais pobres. No Brasil seriam trocadas por casas simples, todos teriam um trabalho e uma escola e não teria mais tantos roubos e assassinatos. A maioria do povo estaria mais feliz mas outros não, por isso que teriam que colocar mais policiais nas ruas, afinal todo mundo seria uma grande ditadura. Os paises se desenvolveriam mais rápido, pois não estariam preocupados em chegar á frente do outro e sim poderiam se ajudar havendo uma maior rapidez no crescimento de cada um.

Vanessa

 

Alunos que venceram com a  melhor produção de texto, valendo 0,5 pontos .

 

Stalin

Bruna, Carol, Kamila e Pamela. 9 A