
Aprendendo de forma divertida
Aula 1
Modelos de Colonização x Atualidade
Temos, basicamente, dois modelos de colonização utilizadas durante os séculos XVI e XVII na América:
Colônia de Exploração
O Objetivo deste tipo de colônia era produzir alguma matéria prima a ser exportada para a metrópole. Para as metrópoles esse era o principal tipo de colonização, o mais desejado, uma vez que daria maiores lucros aos reinos europeus que tivessem colônias deste tipo. Em geral apenas áreas tropicais (próximas aos trópicos e equador) receberam esse tipo de colonização Isso ocorre pois nestas áreas o clima era mais diferente do europeu, garantindo a possibilidade de plantar produtos diferentes dos produtos europeus. Entretanto isso não é regra fixa, por exemplo, o norte do canadá receberá uma colonização francesa na região de Montreal para explorar os animais peludos, vendendo pele para fabricação de casacos e chapéus.
Existem diversos tipos de colônias de exploração, mas entre os mais conhecidos temos
- Colonização Extrativista -
Com o objetivo de extrair elementos que já se encontram na natureza e são relativamente fáceis de serem retirados, por exemplo guaraná na região da Amazônia, pele no norte do Canadá ou ainda o Pau Brasil no início da colonização brasileira, em especial praticada pelos franceses. Muitas vezes a colonização extrativista não chega a ser uma colonização de fato e sim um acordo com os povos que habitavam o local onde o produto será extraído, trocando com eles o produto por algo que estes povos precisem.
- Colonização de Plantation -
Esse foi o principal formato adotado. Ele é utilizado quando a colônia produzirá um produto que não é encontrado em larga escala e portanto precisará ser sistematicamente cultivado. A colonização de plantation segue um conjunto de 4 elementos:
Latifúndios (ou grandes propriedades)
Monocultura (ou seja, produção de um produto específico sobre os demais)
Exportação (uma vez que toda a produção, ou grande parte da mesma, era voltada ao mercado externo)
Mão de Obra Barata (normalmente escrava)
As regiões que adotaram colonização de exploração tiveram recursos minerais explorados em excesso e o empobrecimento da região. Como o objetivo era tirar o máximo possível de lucro da região, não havia interesse em criar uma infra-estrutura básica na região. Ou seja, muitas vezes não haviam escolas, centros de artesanato, às vezes até os produtos mais básicos tinham de ser importados da europa. Pela utilização de mão de obra barata ou escrava acaba se criando uma grande diferença social, marcando nos países que tiveram esse tipo de colonização, até os dias de hoje, a existência de extrema pobreza e diferença social elevada.
Regiões que tiveram colonização de exploração: Nordeste Brasileiro, Norte Brasileiro, Venezuela, Bolívia, México, Cuba, Haiti, Honduras, Sul dos Estados Unidos, entre outros.
Colônia de Povoamento
Embora não fosse o formato mais comum de colônias, muitas vezes surgiam na américa regiões que tinham como objetivo receber moradores vindos da europa, ou criar aqui, entre os povos nativos, cópias de cidades e da cultura européia. Durante os séculos XVI e XVII a maior parte das colônias de povoamento se deu por motivos religiosos. O caso mais típico que temos é a região norte dos Estados Unidos. Na Inglaterra diversas perseguições religiosas fizeram levas de pessoas fugirem da europa para buscarem uma vida mais calma na américa. As pessoas que vinham normalmente tinham poucos recursos, optando por pequenas propriedades, com mão de obra familiar, mas que ao mesmo tempo deveria ter toda a infra-estrutura necessária para produzir uma vida agradável.
Os principais elementos de uma colônia de povoamento são
- Minifúndios
- Policultura
- Mão de Obra Familiar
- Auto-suficiência
- Estrutura mais definida mesmo nas menores cidades, como escolas, igrejas, etc.
Regiões que foram colonizadas desta forma:
Norte dos Estados Unidos, Nova Amestradã, Sudeste Brasileiro e Paraguai. (sendo que os dois últimos tinham como principais habitantes os indígenas aprendendo a viver segundo costumes e fé européias.