Aprendendo de forma divertida


Dicas de Estudo

 

1 - Entenda! Não Decore - Alguns alunos tem o vício de querer decorar nomes, palavras e por vezes até texto, isso dá uma falsa impressão de que se sabe sobre a matéria, mas aquilo acaba sendo um conhecimento sem sentido, que logo se perde após a prova, além de que é muito chato ficar só decorando. Por trás de tudo nas aulas de história (e nas outras também) sempre há algum sentido, uma lógica, os porquês, isso é o que importa. Não aceita não entender. Pergunte, o professor estará lá para explicar de mil formas diferentes. Peça ajuda de outras pessoas e não se deixe enganar, decorar não adianta nada.

 

2 - Pergunte! - Por algum motivo que eu não sei explicar até hoje, alguns alunos tem medo de perguntar ao professor. Aqui você pode perguntar pessoalmente em aula, através do site ou ainda pessoalmente fora de aula. Não importa como for pergunte, a cada parte da matéria que não fizer sentido pra você, pergunte. 

 

3 - Estudar sempre! - Parece clichê de escola que os alunos não querem seguir. A maior parte dos bons alunos não admitem que estudam sempre, mas o fazem. A questão é que estudar não é ficar relendo o livro várias vezes. Estudar muitas vezes é rever mentalmente o processo para verificar se compreendeu ou não. É tentar aplicar o conhecimento aprendido na sua vida. Por exemplo, prestar atenção em nosso mundo hoje que elementos vieram daquela matéria que se está aprendendo.

 

4 - Aplique o conhecimento! - Onde quer que seja, tente aplicar o que você aprendeu. Se não conseguir, pode pedir ajuda ao professor. Se o que aprendemos na escola não fosse útil a escola seria a maior perda de tempo coletiva já inventada pela humanidade. O que aprendemos tem utilidade sim, se ainda não viu essa utilidade não deixe de pergunta. A história nos ajuda a entender os porquês de nossa sociedade, dar ideias de como tentar melhorar, nos ajuda a conhecer melhor outras culturas e costumes, nos preparar para diversas situações da vida

 

5 - Crie! - Na melhor do que poder criar algo seu. Que seja uma história em quadrinhos, uma lenda, um personagem de um jogo, um desenho, uma música, não importa o que você goste de criar, tenta usar elementos do que está aprendendo em suas criações, você verá que isso vai lhe ajudar muito no estudo.

 

6 - Faça as lições! - A tentação de "dar um jetinho na lição" às vezes chega a muitos alunos. A ideia de querer copiar uma resposta certa ou preencher qualquer coisa para fugir da tarefa de pensar. Mas pense bem, um jogador que nunca treinou pode ir bem no jogo da copa do mundo? Quanto mais ele treinar melhor será, não? O mesmo ocorre com a escola, as lições servem para você treinar várias habilidades, tanto leitura de enunciado, escrita de resposta, habilidade mentais como comparação, etc. Os exercícios que fazemos no dia a dia ou são base para o que cairá na prova, ou muito semelhantes a ele. Quem faz as lições não é surpreendido na prova