Aprendendo de forma divertida


Analise de Documentos - 8o ano -2010

Orientações Iniciais aos Alunos:

 

As análises documentais postadas pelos alunos estão presentes em:

https://analisededocumento-oitavoano.blogspot.com/

Para um aluno postar uma nova análise ele deve seguir esse procedimento:

1 - Sair do orkut ou de qualquer programa que use conta Google (como Gmail, Orkut, GGrupos, etc.)

2 - Acessar o site www.blogger.com

3 - Colocar os seguintes dados

Nome de Usuário: oitavoanovillare@gmail.com

E colocar a senha que foi passada em sala de aula

 

Se por qualquer motivo esquecer a senha, pergunte a um colega (pois é a mesma senha para todos os alunos) ou então peça a senha por e-mail ao professor: professorleandrovillela@gmail.com

 

Funções Dentro do Grupo

 

Cada grupo é composto por três funções definidas. Escolhidas pelos alunos no momento da formação do grupo e que serão mudadas em forma de rotação de tarefas. Tira aqui suas dúvidas sobre cada função dentro do grupo:

Pesquisador -

Ele é responsável por coletar dados na internet sobre os documentos que estamos analisando além de trazer o próprio documento em aula no dia da análise. São dados importantes sobre cada documento

Quem o produziu / Qual o público alvo / Onde foi Produzido / Em que época foi produzido / O que está acontecendo na época e local onde foi produzido

 

Redator -

Ele é responsável pela anotação da discussão de todo o grupo, possíveis hipóteses levantadas, descobertas, entre outros, por parte dos alunos e do professor. O redator também deve participar das discussões, entretanto, além das discussões ele tem como função fazer as anotações em forma de relatório do que foi descoberto.

 

Compilador -

A função dele é organizar e PUBLICAR todo o material produzido pelo seu grupo. A organização e digitação é feita aula a aula e a publicação é realizada através deste site. A idéia é que todos os grupos tenham acesso a todas as análises feitas

 

Por que é importante a análise de documentos históricos e produções culturais no 8o ano?

 

Uma história baseada apenas em relatos de fatos e análises de estruturas pode dar uma falsa idéia aos alunos de que o conhecimento do passado é algo pronto, cabendo ao presente apenas aprender o que houve e discutir sobre a importância ou não de algum fato. Mas a história é uma ciência bem distante disso. Todo o trabalho de um historiador se baseia na análise de documentos históricos (tudo aquilo que nos dá pistas sobre o que ocorreu no passado) E toda a construção que temos sobre o passado é baseada em documentos encontrados.

Assim sendo, quando o aluno aprende a analisar, ainda que de forma simples e inicial esses documentos, mas passa a ter contato com os mesmos, torna-se mais palpável a ele essa idéia de que o conhecimento do passado é um processo que está em eterna construção e desconstrução. Permitindo ao mesmo participar de uma oficina de histórica, tendo seu trabalho assemelhado ao de um historiador.

Alguns podem defender que caiba ao Ensino Médio e não ao 8o ano esse trabalho mais documental. Entretanto, com a escolha de documentos mais simples e inciando-se por documentos cronologicamente próximos aos alunos, é possível capacitá-los a essas análises de modo a facilitar o seu entendimento dos mesmos de forma mais profunda no ensino médio.