Aprendendo de forma divertida


Um pouco mais sobre o Professor Leandro


Infância:

Eu nasci no dia 3 de fevereiro de 1980 na cidade de Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro. Minha mãe é engenheira civil e meu pai na área administrativa de empresas ligadas a aço e petróleo. Morei com meus avós até meus 3 anos de idade e aos 6 fui para São Paulo. Estudei em apenas dois colégios minha vida toda, os dois eram colégios católicos de padres ou freiras. O fundamental I fiz no colégio Santa Marcelina e o Fundamental II e Médio no Colégio Santo Américo, ambos em São Paulo.

 

Adolescência:

Sempre fui uma pessoa muita curiosa e competitiva. Isso fez com que eu tirasse boas notas na escola, competindo com um amigo meu, Ricardo Gobbi. A vida onde eu estudava podia não ser das mais fáceis, nunca fui do tipo popular, muito pelo contrário, digamos que ser inteligente e gostar de saber as coisas não era muito popular entre meus colegas (ser aluno bolsista também não). Apesar dos colegas a escola era ótima e fiz amizade com alguns professores e alguns colegas pelos quais tenho muita estima até os dias de hoje. Por incrível que pareça eu não tinha preferência por história na época de escola, gostava muito de saber sobre as matérias e sempre dizia que tinha preguiça de estudar (depois aprendi que eu discordava do sistema educacional onde eu estudar, minha aversão não era ao saber, mas à forma que a escola funcionava na minha época)

 

Entrando na Carreira:

Ainda no Ensino Médio eu dava aulas aos meus colegas, por incrível que pareça, não de história, mas de matemática. Minha mãe, sendo engenheira, me ajudava com essa matéria e eu repassava aos colegas, cheguei a ter uma sala com mais de 40 pessoas quando tinha 15 anos, revendo a matéria com eles antes das provas. Já dei aula de computação e outras particulares diversas nessa época. Além do incentivo de ter uma irmã 7 anos mais nova do que eu, e eu tê-la ajudado muito na época da escola.

Isso tudo me fez desejar ser professor, embora até instantes antes da minha inscrição eu ainda não saiba professor do que eu queria ser, estava em dúvida, em especial, entre química e história. Enfim, por achar que história seria o campo mais desafiador (como compreender o que levavam as pessoas a tomarem suas escolhas!?) prestei história na USP.

Cursei meus 5 anos na Universidade de São Paulo e lá pude fazer várias matérias interessantes além das básicas, como história da ciência, história da cultura, história cultura e literatura judaicas, história cultura e literatura árabes, entre outras.

 

Vida de Professor:

Eu comecei a trabalhar como professor em uma escola chamada Pioneiro, na zona norte de São Paulo, trabalhei nos colégios Potencial, Saint Clair, Santa Amália (as duas unidades, saúde e tatuapé) e atualmente leciono (no educação básica) apenas na Escola Villare (embora atualmente também preste consultorias e dê cursos para professores). Lecionar é algo fantástico, podemos compartilhar com os alunos um pouco de tudo o que aprendemos em nossa vida, não somente da matéria, e também aprender com eles, seus pontos de vistas, seus sonhos. Esse é o objetivo de qualquer professor de verdade, auxiliar seus alunos para que eles consigam cumprir os seus sonhos, e fazer o possível para que esse sonho faça bem ao maior número de pessoas possível, não somente a eles próprios. Hoje em dia não poderia pensar em uma outra profissão que fosse que me desse mais prazer do que lecionar.

 

Outros:

Na escola Saint Clair fui treinador de xadrez, consegui levar minha equipe ao bi-campeonado no festival gigante de xadrez do SESC (categoria escolas particulares) que envolve milhars de competidores. Sou autor de vários livros, algumas coleções didáticas de história para EJA (Educação de Jovens e Adultos) e outra para Fundamental I, embora ainda esteja a caminho de produzir uma coleção para o FUndamental II (Meu segmento preferido) Além disso, sou defensor dos jogos educacionais, tendo produzido vários desses jogos, de cartas a tabuleiros ou RPG Educacionais. Tendo tido alguns livros nessa área também, em versões on-line.