Aprendendo de forma divertida
Aula 2
A importância dos documentos para compreensão da história:
Muitas vezes os alunos vêem os professores de história como se fossem magos dotados de máquinas do tempo, capazes de saber exatamente o que aconteceu em determinado período da história. Infelizmente pode ser decepcionante, mas nem o seu próprio professor, e nem ninguém da atualidade, pode saber, com certeza, todas as informações possíveis sobre o passado.
Isso fica especialmente claro quando o assunto é Pré-História. Todo o conhecimento que temos do passado se dá através de “documentos”. Lembrando que “Documento” é toda e qualquer coisa que dê para nós pistas sobre o passado.
É apenas analisando esses documentos que podemos propor conhecimentos sobre o passado.
Por exemplo, encontramos pedras afiadas, lascadas e raspadas, de modo a ficarem afiadas e pontudas. Encontramos vestígios de sangue nessas pedras e com o exame de carbono 14 descobrimos que esse sangue está lá há mais de 100.000 anos. Pela lógica sabemos que nenhum outro animal da natureza seria capaz de pegar uma pedra, afiar, lascar e raspar ela para que ela ficasse pontuda e afiada. Então, temos a certeza de que os seres humanos é que faziam isso com as pedras e que as usavam para a caça.
Por exemplo, encontramos um osso de animal que possui diversos furos e uma entrada aberta. Assoprando nesse osso de 15.000 anos de idade percebemos que ele funciona exatamente como uma flauta, cada vez que se sopra na ponta e se deixa solto um dos buracos uma nota musical diferente é formada. Logo, só podemos concluir que os seres humanos desta época deveriam ter algum tipo de música.
Mas ao mesmo tempo que com os documentos podemos descobrir maravilhas sobre como as pessoas viviam a centenas de milhares de anos, temos muitas outras coisas que são impossíveis de se saber. Por exemplo, que música tocavam com aquela flauta? E por mais que tenhamos nossa curiosidade e por mais que possamos pesquisar, tudo o que poderemos é imaginar músicas diferentes. Isso porque simplesmente não havia nenhuma forma na época de se gravar uma música.