Aprendendo de forma divertida


Intermediários Culturais

 

Alguns povos merecem destaque especial, entre as civilizações antigas, por terem tido a capacidade de servirem de intermediários culturais. Mas o que é isso? Em uma época em que a comunicação era muito mais restrita (nada de cartas, mal tinham escrita, o que dirá então de telefone ou internet) e mesmo as viagens eram muito complexas (não haviam estradas, nem mapas, animais selvagens poderiam te atacar em uma viagem um pouco mais longa) era pouco comum que os povos pudessem trocar muitas informações entre si. Mesmo na mesopotâmia, por exemplo, cada cidade era um centro independente, nem mesmo uma unificação completa de língua ou escrita existia. Conseguir fazer a troca cultural e de conhecimento entre os povos não seria desafio fácil.

Nesta unidade colocamos três povos como destaque desses intermediários culturais e cada um deles por motivos diferentes. Mas essa escolha foi feita apenas por motivo de tempo de aula, muitos outros importantes intermediários culturais existiram na história, e na verdade continuam existindo até os dias de hoje.

Os Fenícios, por sua habilidade de comércio, tinham contato com vários povos, trocavam não somente objetos materiais entre esses povos, mas também conhecimento, chegam até mesmo a desenvolver um alfabeto, o que permitia que a mesma escrita pudesse escrever línguas diferentes.

Os Hebreus, por mais que tenham tentado se isolar de outros povos em determinados momentos da história, são importantes intermediários culturais pois através de suas várias diásporas (saídas de seus locais de origem e espalhando-se pelo mundo) permitiam a inserção deste povo em outras culturas, aprendendo muito com onde estavam e trocando com outras comunidades de judeus pelo mundo

Os Persas ao conseguirem unificar um grandioso império colocam em contato pessoas de culturas muito diferentes, permitindo que umas aprendessem com as outras. O mesmo ocorreu no império Alexandrino e depois no Império Romano. (O problema, nesse caso é que uma cultura é considerada mais importante que as outras o que faz com que essa cultura tente acabar tomando espaço das culturas dos conquistados pouco a pouco)