Aprendendo de forma divertida


aula introdutoria

 

 

Versões da História

 
 
É muito comum os alunos (e as pessoas em geral) acharem que filmes, documentários, livros ou mesmo a aula são a “passagem” de um conhecimento adquirido magicamente através de alguma espécie de máquina do tempo secreta. Nada mais longe da realidade! Como já vimos, o saber histórico é criado a partir de documentos. A análise desses documentos, à semelhança de uma investigação criminal (como vemos em séries policiais do estilo CSI, Bones, Law and Order etc.), pode gerar diversas hipóteses. Normalmente, há diversas formas de se interpretar um evento do passado, o que gera diversas linhas de pesquisa, que tentam colocar à prova várias teorias diferentes a respeito da História. Mesmo eventos próximos ao presente podem gerar muitas interpretações e linhas. Por exemplo, até hoje há discussões sobre o suicídio de Getúlio Vargas ou mesmo o assassinato de Kennedy. Este último foi transmitido ao vivo, possui milhares de depoimentos, fotos e foi analisado por muitas pessoas. Ainda assim, até hoje, há teorias diferentes sobre o que ocorreu. Então, o conhecimento do passado é incerto?
Mais ou menos, não podemos criar uma teoria de que, por exemplo, homenzinhos verde-avermelhados, com sete cabeças, criaram as pirâmides, materializando pedras e hipnotizaram as pessoas para que elas esquecessem do que houve. Há um princípio científico que diz que, entre duas explicações, devemos sempre considerar a mais simples. Então, mesmo tendo diversas versões do passado, elas são embasadas em pesquisas científicas e em documentos, pois a História não é uma ciência do “achismo”.
 
E por que aprender História?
 
Uma das principais funções da História é entender o presente. Veja o que o filósofo Descartes falou sobre o passado:
“Quando se tem demasiada curiosidade acerca das coisas que se faziam nos séculos passados, fica-se quase sempre na grande ignorância das que têm lugar no presente.” Por mais que possa ser divertido aprender sobre civilizações antigas e sobre o que ocorreu no passado, isso só passa a ter utilidade real para nós, se servir para refletirmos sobre o presente. Diz o ditado que “errar é humano, o importante é aprender com os erros, mas sábio mesmo é aprender com os erros dos outros”. Podemos aprender tanto com os erros, como com os acertos de outras pessoas. E a História é um mar de erros e de acertos com os quais podemos aprender. Além disso, entender a origem dos pensamentos, das mazelas da sociedade, das estruturas de poder nos permite refletir sobre elas e propor mudanças e melhorias.