Aprendendo de forma divertida


considerações a respeito da história e do Egito

 

 

DE TUDO QUE ACREDITAMOS HOJE, O QUE IRÁ DURAR PELOS PRÓXIMOS 100 ANOS?

Luiz Felipe Barros (professor da ESPM)

 

 

Em  26 de março de 2011, foi divulgado pela mídia que uma equipe de arqueólogos financiados pela BBC encontrou com o auxílio de imagens em infravermelho de satélites da NASA 17  pirâmides soterradas nas areias do Egito.

 

A descoberta inclui também mais de 1000 tumbas e 3000 construções que datam da era dos faraós, mas o que mais surpreendeu a todos e me motivou a escrever esse post foram as 17 pirâmides. Como nós, no auge do desenvolvimento tecnológico e científico da sociedade, “deixamos passar” 17 pirâmides? Como, com todo o nosso conhecimento sobre a história do Egito Antigo não sabíamos que existiam 17 pirâmides enterradas por lá?

 

Os próprios envolvidos no projeto declararam que não podiam acreditar na descoberta, porque o sonho de todo arqueólogo é escavar uma pirâmide, porém, acreditavam que com a tecnologia que temos disponível nas últimas décadas, as descobertas desse porte já tinham sido feitas.

 

Além de um grande atrativo turístico, essas descobertas podem representar uma grande mudança na história que conhecemos do mundo antigo. Será que Queóps (faraó que ordenou a construção da maior pirâmide do Egito) foi realmente o faraó mais poderoso que existiu? Quantas dinastias nós e os egiptólogos desconhecemos?

 

Esse fato despertou em mim um outro sentimento: de tudo que acreditamos hoje, o que realmente irá durar pelos próximos 100 anos? No início do século XX ainda utilizávamos bálsamos e outros remédios que acreditávamos cegamente em seus benefícios e hoje sabemos que são tóxicos para nosso organismo. Acreditávamos que o átomo era a menor parte da matéria. Que haviam 12 signos no zodíaco. Que as escavações no Egito haviam nos ajudado a reconstruir a história perdida de uma gloriosa civilização. E, para reforçar essas crenças, tínhamos uma série de informações as credibilizavam.

 

A pergunta que ficou ecoando na minha cabeça: Quais das grandes verdades da nossa geração vão se provar frágeis nos próximos 100 anos? Quais conhecimento tecnológicos e sobre a humanidade serão expostos e passaremos a ver como crenças de uma sociedade quase primitiva?

 

https://updateordie.com/blog/2011/05/31/o-que-ira-durar-pelos-proximos-100-anos/