Aprendendo de forma divertida


Aula 3

Regra de São Bento

 

Bento viveu no norte da Península Itália, próximo aos alpes, tendo fundado o mosteiro de Monte Casino. Foi o criador do primeiro conjunto de leis monásticas (regras que os monges deveriam seguir). Todos os monges que seguem o seu conjunto de regras recebem o nome de "Monges Beneditinos". Embora não seja o único criador de regras, (temos também os mongens dominicanos, franciscanos, etc.) ele foi o primeiro a criar regras que se espalharão por mosteiros de toda a Europa.

Abaixo há algumas passagens selecionadas. Após ler as passagens vá para os exercícios de análise das mesmas:

"Capítulo 2

1. O Abade digno de presidir ao mosteiro deve lembrar-se sempre daquilo que é chamado, e corresponder pelas ações ao nome de superior. 2. Com efeito, crê-se que, no mosteiro ele faz as vezes do Cristo, pois é chamado pelo mesmo cognome que Este (...) 10. E então, finalmente, que prevaleça a própria morte como pena para as ovelhas que desobedeceram aos seus cuidados.11. Portanto, quando alguém recebe o nome de Abade, deve presidir a seus discípulos usando de uma dupla doutrina, 12. isto é, apresente as coisas boas e santas, mais pelas ações do que pelas palavras, de modo que aos discípulos capazes de entendê-las proponha os mandamentos do Senhor por meio de palavras, e aos duros de coração e aos mais simples mostre os preceitos divinos pelas próprias ações"

"Capítulo 5

1. O primeiro grau da humildade é a obediência sem demora. (...)17. Pois, se o discípulo obedecer de má vontade e se murmurar, mesmo que não com a boca, mas só no coração, 18. ainda que cumpra a ordem, não será mais o seu ato aceito por Deus que vê seu coração a murmurar; 19. e por tal ação não consegue graça alguma, e, ainda mais, incorre no castigo dos murmuradores se não se emendar pela satisfação."

"Capítulo 6

6. Com efeito, falar e ensinar compete ao mestre; ao discípulo convém calar e ouvir. 7. Por isso, se é preciso pedir alguma coisa ao superior, que se peça com toda a humildade e submissão da reverência. 8. Já quanto às brincadeiras, palavras ociosas e que provocam riso, condenamo-las em todos os lugares a uma eterna clausura, para tais palavras não permitimos ao discípulo abrir a boca."

"Capítulo 23

1. Se houver algum irmão teimoso ou desobediente, soberbo ou murmurador, ou em algum modo contrário à santa Regra, e desprezador dos preceitos dos seus superiores, 2. seja ele admoestado, conforme o preceito de nosso Senhor, a primeira e a segunda vez, em particular pelos seus superiores. 3. Se não se emendar, seja repreendido publicamente, diante de todos. 4. Se porém, nem assim se corrigir sofra a excomunhão, caso possa compreender o que seja essa pena. 5. Se, entretanto, está de ânimo endurecido, seja submetido a castigo corporal."

Se quiser ler a regra inteira, poderá através do link https://www.ricardocosta.com/textos/bento.htm

Agora que você já leu, faça os exercícios clicando aqui