Aprendendo de forma divertida


5a aula - Balanço das Cruzadas

No final das contas, as Cruzadas foram um completo fracasso ou não? Se formos levar em conta o fato de, após séculos de guerras e diversas campanhas militares os cruzados não terem conseguido ficar com Jerusalém (e na verdade conseguindo atingir plenamente o seu objetivo em apenas 1 das 9 cruzadas) poderíamos dizer que sim, foi um fracasso.

Entretanto marcar as cruzadas como um fracasso para os católicos seria um pouco apressado. Se formos levar em conta a Igreja Católica, ao entra nas cruzadas tinha a sua imagem debilitade, as heresias crescendo em número e intensidade, ao mesmo tempo que suas terras estavam estabilizadas ou diminuindo gradativamente.

Durante as cruzadas novos produtos chegam à Europa, como o caso das especiarias, que fazem um comércio até então em pequena escala tomar força e produzir novas cidades. Temos, entre os produtos vindos do oriente, a pólvora, que permite a criação de novas armas, que serão intensamente revolucionárias, como os canhões que tornarão em pouco tempo os castelos obsoletos.

Após as cruzadas temos uma Europa em comércio crescente, renascimento urbano, uma série de povos que até então eram inimigos e agora servem ao papa, como o caso da Hungria ou a península Ibérica nos reinos de Portugal e Espanha. Ou seja, as cruzadas podem não ter atingido o objetivo de trazer Jerusalém para o papa (apenas por poucos anos o conseguiram) mas certamente fortaleceu a igreja, tanto em sua imagem, como no aspecto econômico e militar.