Aprendendo de forma divertida


6o Aula - Burguesia

Quem diria que aquela pequena classe de comerciantes que surgia no final da Idade Média poderia assumir o controle do mundo nos dias de hoje. O dinheiro, que na baixa idade média, tinha valor mínimo, sendo usado para poucas trocas, agora assume poder de controlador. Basicamente tudo o que existe pode ser, em alguma medida, transformado em dinheiro, ou então, comprado com o dinheiro.

Mas nem sempre foi assim. Na Baixa Idade Média, com o surgimento da burguesia, temos o surgimento dos primeiros bancos. Um burguês mais abastado, "alugava" seu dinheiro para outra pessoa, esta lhe pagava USURA, ou seja, pagava pelo uso do dinheiro enquanto não conseguia pagar o mesmo por completo. Na época o valor padrão da usura era de 10% ao ano. Atualmente o termo usura continua com conotação negativa, entretanto ele é praticado a todo instante, por bancos, lojas, entre outros, através do seu novo nome: Juros.

Também a divisão feita na burguesia da antiguidade se mantém firme e forte até os dias de hoje, embora com pequenos ajustes.

Segundo a sociedade da Baixa Idade Média teríamos 3 subdivisões na burguesia:

Alta Burguesia - Composta dos banqueiros, aqueles burgueses que emprestavam dinheiro aos demais, cobrando juros (na época, usura). Essa burguesia, chamada burguesia financeira, era muito mais rica que os demais grupos, financiando basicamente todo o comércio, construção das cidades e lucrando cada vez mais com isso. Com o tempo os banqueiros começam a emprestar dinheiro até mesmo para a Igreja Católica e para os reis, lucrando a cada vitória destes. A alta burguesia vai ficando tão poderosa que no século XIX eles conseguem praticamente comprar um país inteiro, o entregando como colônia à Inglaterra (é o caso da Índia) e atualmente os maiores bancos são mais ricos do que países. Por exemplo, o Brasil, no último ano, teve o seu Produto Interno Bruto calculado em 1,7 trilhões de dólares, só o Banco Santander, isoladamente, fez circular 2,5 trilhões de dólares, bem mais do que o Brasil inteiro (isso considerando que o Brasil está entre os 10 países mais ricos do mundo)

Média Burguesia - Composta dos comerciantes, aqueles que iam buscar as especiarias no oriente e depois revendiam a preços muito maiores para as pessoas. Seriam, hoje em dia os donos dos Shopping Centers, os acionistas das bolsas de valores, grandes empresários como os donos da Coca Cola, Pão de Açúcar, entre outros. Na época duas grandes empresas conseguiram controlar quae toda a economia européia, a Companhia das Índias Orientais e a Companhia das Índias Ocidentais. Ambas vindas de uma província do Sacro Império chamada Holanda, mas com filiais em diversos reinos.

Baixa Burguesia - Composta dos artezãos, aqueles que faziam seus produtos para revender às pessoas, como sapateiros, boleiros, alfaiates, etc. Na época a produção era apenas artezanal, então não haviam grandes fábricas produtoras de produtos como hoje (isso só acontecerá na época da revolução industrial). Hoje em dia a baixa burguesia estaria ligada aos donos de pequenos comércio e os chamados "profissionais liberais" que são "donos" de sua própria força de trabalho não sendo contratados de ninguém, como médicos com sua própria clínica, dentistas com sua clínica, advogados com seu próprio escritório, entre outros.